200 anos

Especial Jane Austen - Adaptações das obras

terça-feira, março 04, 2014

Oii Gente!
Como prometido vamos continuar o especial da super escritora Jane Austen!

PARTE 1     |     PARTE 3

Nesta segunda parte do especial postarei sobre os filmes e séries que foram baseados nas obras da autora. Aqui só entra filme/série que retrate a obra original, nada de releituras ok? ;)
Como Jane Austen é mundialmente famosa e suas obras são muito requisitadas, já foram feitos inúmeros filmes baseados em cada uma das obras, é filme que não acaba mais! Vou citar apenas os principais/mais conhecidos/disponíveis para download ou que se pode encontrar em locadoras.




01 - Orgulho e Preconceito (2005)
Este é provavelmente o filme mais conhecido pelo publico de uma adaptação de alguma obra de Jane Austen. Segundo a crítica este filme é melhor do que o primeiro lançado em 1940 em preto e branco. Eu realmente adoro o filme (apesar de ter certas diferenças com o livro) mas achei a escolha do cast muito boa. Lizzy e o Mr. Darcy foram super bem escolhidos.
Para quem tiver interesse segue o link do filme no youtube dublado. (Infelizmente não achei legendado, mas se tiverem a chance assistam com legendas, é muito melhor)



02 - Orgulho e Preconceito (1995) - Mini Série
Esta mini série de 1995 é certamente muito mais fiel ao livro e muito bem feita. Com diálogos originais a série ficou muito interessante. Para quem é fã, vale mesmo a pena ver. A escolha do cast também não ficou ruim, mais ainda prefiro os atores do filme de 2005.
Encontrei os episódios legendados o/ no youtube. Posto aqui o primeiro, ai é só entrar no canal da pessoa que tem os próximos, são seis episódios ao todo.

03 - Razão e Sensibilidade (1995)
O filme de Razão e Sensibilidade foi outra ótima adaptação da obra de Jane Austen. Tendo um elenco muito bom, o roteiro demorou quatro anos para ser finalizado e foi a junção de treze rascunhos de roteiro que formaram o filme. Foi indicado a várias premiações e ganhou vários prêmios, dentre eles um Oscar.
Quer dar uma conferida no filme? Este site oferece o filme completo para assistir online.


04- Razão e Sensibilidade (2008)
Por sua vez, esta obra também ganhou uma adaptação em mini série. São apenas três episódios.  Tão boa quanto o filme, esta série traz um figurino incrível e agrada aos leitores com certeza. O blog eMovies tem os três episódios para serem vistos online.

05- Persuasão (1995)
Pelo jeito 1995 foi o ano das adaptações de Jane Austen. Como se poderia esperar, Persuasão também é um filme muito fiel ao livro. Mas achei o elenco meio 'caidinho'. O figurino é bem similar aos de Orgulho e Preconceito. Para assistir online, acesse o site Mega Box Filmes Online.

06 - Persuasão (2007)
Nem de longe tão bom quanto o de 1995, esta adaptação traz um elenco mais 'bonito' mas não agrada tanto aos fãs quanto a outra. Para os interessados o Mega Box Filmes Online também tem esta versão do filme.

07 - Emma (1996)
Este filme se transformou em um bela comédia. Apesar de eu não ser fã da Gwyneth Paltrow o elenco estava muito bom mesmo. Este filme também foi indicado a várias premiações e venceu dois Oscars. Um site na internet oferece o filme completo para ser assistido online, se você pensou no Mega Box Filmes Online, você acertou.

08 - Mansfield Park (1999 e 2007)
Chegando no Brasil com o sutil nome de Palácio da Ilusões, Mansfield Park é um dos filmes mais desconhecidos que foram adaptados das obras de Austen, eu mesma ainda não assisti ao filme. Certamente deve valer mais para os fãs mesmo. Para quem tiver interesse Mega Box Filmes Online tem a versão de 1999 e a versão de 2007. (Já estão salvos nos meus favoritos para serem vistos depois).

09 - A Abadia de Northanger (2007)
Outro filme pouco conhecido, esta obra foi adaptada para as telas apenas duas vezes, a primeira em 1986 e a segunda em 2007. Também ainda não tive a oportunidade de ver este filme, mas já salvei para mais tarde. Para o curiosos, o site Freetela tem o filme para se ver online.

10 - Amor e Inocência - Becoming Jane (2007)
O ano de 2007 também foi muito bom para Jane e suas obras. Apesar de não ser uma adaptação das obras de Austen, eu senti que precisava por este filme aqui. Muitas pessoas ainda não o conhecem e ele simplesmente é meu filme favorito. Com Anne Hathaway interpretando Jane, este filme conta um pouco sobre a vida da escritora. Ele foi baseado em cartas reais que a escritora trocava com a família. É um filme maravilhoso! Apesar do toque de fantasia posto no filme, ele é muito emocionante e me fez chorar demais pensando que a Jane viveu muitas daquelas situações. Para assistir online clique aqui.


Recomendo muitíssimo que assistam aos filmes legendados, pois tem uma magia a mais quando você escuta aqueles sotaques britânicos tão lindos. Infelizmente a grande maioria dos filmes/séries eu só achei dublados para assistir online, mas se vocês forem procurar para baixar os mesmo, aposto que encontraram eles com áudio original, talvez não todos, mas a grande maioria.

Então pessoal, assim fechamos a segunda parte do especial da Jane Austen. A terceira e última parte está chegando por aqui na próxima semana, não deixem de conferir. E deixem seus comentários sobres os filmes que vocês já assistiram ou sobre os que vocês iram assistir agora!



You Might Also Like

6 comentários

  1. Primeira visita e me deparo com um post sobre uma autora que admiro muito. Que boa surpresa essa. Da Jane já li Orgulho e Preconceito (inclusive, vi o filme e a minissérie) e Razão e Sensibilidade. Quero muito ler Emma e estou com o filme sobre a vida dela (Amor e Inocência)... Aaah, e tem um filme também, não sei se vc já via, que se chama "O clube de leitura de Jane Austen". Vi e gostei muito, pois faz uma análise bem interessante da obra dela e relaciona com a vida las leitoras do clube.
    Gostei muito do seu blog. Seguindo"
    .
    http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,obrigada Andressa!
      Que bom que você curte a Jane tanto quanto eu!
      E siim, já ouvi falar deste filme, mas ainda não consegui assistir.
      Já estou seguindo você também!

      Excluir
  2. É ótimo achar uma pessoa que gosta dessa escritora como eu !!
    Adorei o post !
    {Orgulho e Preconceito é meu livro favorito }

    ResponderExcluir
  3. Oii, tem também a adaptação da BBC para Emma, de 2009... É uma minissérie, com a Romola Garai no papel principal, e é muito boa também! Afinal, é da BBC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse. É só por ser da BBC já diz muito sobre a série! hehe

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!