Eu li

Eu li - Persuasão

quinta-feira, março 20, 2014



Titulo: Persuasão
Original: Persuasion
Autor: Jane Austen
Número de Páginas: 256
Ano: 2011
Tradução: Celina Portocarrero
Editora:  L&PM

Anne Elliot é a filha do meio de sir Walter Elliot, um baronete falido e extravagante, que se acha superior aos demais. Ela é apaixonada pelo pobre capitão Frederick Wentworth, mas devido a questão financeira ruim do rapaz, sua amiga lady Rossell convence esta a não se casar com ele.


Anos depois, durante uma visita na casa da irmã Mary, Anne acaba convivendo com as irmãs Loise e Henriqueta Musgrove e encontra Frederick, agora rico e bem sucedido.

Logo Frederick começa a cortejar Louise e Anne se arrepende das decisões do passado.

A família Elliot acaba conhecendo um parente distante deles, e por ser de boa aparência, passam a admirá-lo. Exceto Anne, que admira as pessoas pelo caráter. Esta é paquerada por ele, mas começam as reflexões e justificativas do passado, que a levam a pensar qual melhor decisão.
Ela reencontra uma amiga de infância que está doente, e é esta amiga quem instigará a verdade sobre muitos assuntos ainda não resolvidos e não compreendidos.

(Frederick e Anne, interpretados pelos atores Rupert Penry-Jones e Sally Hawkins; filme de 2007)

Este livro foi baseado em uma experiência vivida por Jane Austen. Onde sua sobrinha pediu-lhe conselhos sobre se deveria romper seu noivado. A escritora sentiu receio em inspirar decisões que poderiam ser muito arriscadas. Mas se mostrou a favor. Essa situação delicada vivida por Jane Austen é entendida pelos críticos como “embrião” da história de Persuasão.


(Anne e Frederick, interpretados pelos atores Amanda Root e Ciarán Hinds; filme de 1995)

São tratadas questões de influência da opinião alheia, arrependimentos, ostentação e valores morais. Anne Elliot é uma heroína marcante, pois sua bondade supera sua vontade própria e seu bem estar. Há muitos elogios que descrevem a querida Anne, mas deixarei a critério dos leitores tirarem suas próprias conclusões.
Recomendadíssimo...

You Might Also Like

7 comentários

  1. Ainda não li nada da autora, infelizmente. Muito triste pra mim que ainda não conheço o trabalho dessa mulher tão talentosa, mas juro que um dia tomo coragem e compro um livro dela pra ler!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, não vai se arrepender! Jane Austen é tudo de bom! Orgulho e Preconceito é primeiro que li, e é meu favorito entre todos, mas acredito que todos os livros dela são excelentes... Boa leitura então.
      Abraço ;)

      Excluir
  2. Oi Anah! Vim avisar que indiquei o blog para uma tag: http://pedacosdomundoblog.blogspot.com.br/. Espero que participem!

    #F.Collins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vou participar. Desculpa a demora! Eu tinha errado o livro rsrs

      Excluir
  3. Muito obrigada! Irei verificar =)

    ResponderExcluir
  4. Se tem algo que leva um homem ao sucesso, com certeza é o seu poder de persuasão. Então como eu quero conquistar o mundo(Rsrsr) irei ler este livro. Ana, parabéns pela resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!