dicas para leitura

Top 5 - Dicas para a hora da leitura.

quinta-feira, maio 29, 2014

Preparei um top 5 cheio de dicas para serem adotadas na hora da leitura, fazendo com que a mesma seja mais relaxante e prazerosa, e claro, com que o leitor se concentre apenas no livro e deixe o mundo externo de lado por algum tempo!



01 - Leia em um local silencioso!
Já ouvi muitas pessoas dizerem que gostam de ler ouvindo música ou assistindo a televisão e eu fico tipo, O Quê? Como é que uma pessoa pode se concentrar em uma leitura quando sua música favorita esta tocando ou várias pessoas estão contracenando em um filme? Para mim isto é impossível. Não é atoa que depois a pessoa fica perdida no enredo e não lembra direito do que leu. Então para aproveitar melhor sua leitura, escolha um lugar calmo como seu quarto, ou até mesmo o jardim/quintal nos dias mais quentinhos, principalmente agora no inverno quando sai aquele solzinho gostoso que esquenta até a alma do indivíduo.


02 - Encontre uma posição que não machuque suas costas.
É muito desagradável quando, após algum tempo de leitura, suas costas e pescoço começam a doer, não é? Então sempre encontre a posição mais confortável possível na hora da leitura, ainda mais se você for daquelas pessoas que fica horas a fio mergulhado em um livro. Deitar pode até parecer uma boa opção no começo, mas após algum tempo os seus braços é que vão doer, melhor pensar um pouco sobre isto. O melhor jeito para ler seria sentado, pode até ser sentado na sua cama com dois travesseiros de apoio nas costas, mas não se esqueça, mesmo que pareça estar super confortável você inda estará forçando suas costas, então a cada meia hora ou quarenta e cinco minutos levante, espreguice-se e faça alguns alongamentos, assim sua leitora não será estragada por uma dorzinha incomoda.




03 - Beba líquidos enquanto lê.
É comprovado cientificamente que beber água durante uma prova melhora o raciocínio do estudante, creio que podemos aplicar a mesma quando estamos lendo. Se enjerirmos água enquanto lemos, o cérebro ficará desperto e irá entender melhor o que está sendo lido. Para aqueles que não gostam de beber água pessoas loucas oi podem beber chá, ou chocolate quente/frio, café ou qualquer outra bebida que lhes agrade.







04 - Escolha um local com boa iluminação
Não devemos nunca nos esquecer que, ao ler em um local com pouca luz forçamos nossos olhos, o que faz com que eles 'desgastem' e nos cause problemas futuramente. Não existe nada melhor do que a luz do dia para ler um bom livro, mas cuidado para não se expor ao sol em horários que o mesmo é muito forte como das 11 da manhã até as 3 da tarde, que é quando o sol é mais forte e nocivo a pele. Ler dentro de casa também é muito bom, certifique-se de que as lampadas estão iluminando bem não estão fracas, para ter certeza de que não está forçando seus olhos.





05 - Aos que preferem e-books, cuidado dobrado!
Para aqueles que preferem e-books, o cuidado precisa ser dobrado. Passando muito tempo sentados em um só posição pode fazer seu sangue não circular muito bem, então, de preferencia, mantenha a cadeira do pc em uma altura que você consiga alcançar o chão completamente com os dois pés, e os mantenha rentes ao chão para que sua circulação seja boa. Para aqueles que utilizam kindles, notebooks, netbooks, etc. para a leitura todas as outras dicas são validas, mas principalmente não esqueçam que ler a noite só com a iluminação do kindle/pc, faz com que seus olhos sejam forçados, criando, futuramente, problemas de visão, então sempre mantenham a luz do local que vocês estão usando para ler acessa também!

Gostaram das dicas?? O que mais vocês fazem para deixar a hora da leitura melhor?
P.S. Todas as imagens são do site We Heart It.



You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi Niina,

    Amei o post. Mas não sigo a maioria. kkk
    Não consigo beber nada durante a leitura, não consigo me concentrar. Já com as músicas, consigo manter o foco no história enquanto ouço algumas faixas. Mas faço isso principalmente quando estou no ônibus. Prefiro ler escutando música ao invés de ficar ouvindo aquela faladeira dentro do ônibus ou escutando todas as buzinas possíveis dos carros. Mas não há nada melhor do que ler no aconchego do quarto. Esse sim é o meu preferido.

    Bjim!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tammy, cada tem com suas manias né? Citei no post as que eu acho importante e tento seguir sempre, kkk
      E não existe nada como nosso quarto, lugar mais aconchegante possível.

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!