Eu li

Eu li - Jogos Vorazes

quarta-feira, julho 09, 2014

Título: Jogos Vorazes (livro 1)
Original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Número de páginas: 397
Ano: 2010
Tradução: Alexandre D' Elia 
Editora: Rocco

Antes de qualquer coisa preciso dizer que contém um pouco de spoiler!

Sempre que gosto muito de alguma obra, acabo contando muita coisa. Por isso tinha receio de postar a resenha desse livro. Mas agora que comecei, preciso terminar. Vamos lá!

Katniss Everdeen é uma corajosa garota de dezesseis anos, que mora no distrito 12 com sua mãe e sua irmã Prim.
Desde que seu pai faleceu, devido a uma explosão nas minas de carvão, ela passou a caçar (ilegalmente) para sustentar a casa.
Bem, vamos ao incomum nesta história toda...
O mundo está totalmente diferente do que conhecemos. A história se passa em Panem:
“[...] o país que se levantou das cinzas de um lugar que já foi chamado de América do Norte.”Num passado remoto, houve “os desastres, as secas, as tempestades, os incêndios, as invasões dos mares que engoliu muita terra, a guerra brutal pelo pequeno alimento restante. O resultado foi Panem, uma iluminada Capitol rodeado por treze distritos, que trouxe paz e prosperidade para os cidadãos. Então veio os Dias Negros, a revolta dos distritos contra o Capitol. Doze foram derrotados, o décimo terceiro obliterado. O Tratado de Traição nos deu novas leis para garantir a paz e, como nosso lembrete anual de que os Dias Negros nunca deveriam ser repedidos, deu-nos o Hunger Games.”
Os Jogos Vorazes sorteiam anualmente um garoto e uma garota (entre 12 e 18 anos) de cada distrito, chamados tributos, e os lançam em uma arena para lutarem até a morte. Apenas um sobreviverá. O campeão terá todas as regalias possíveis, mas as outras mortes se tratam de uma punição a todos os distritos pela revolta do passado.

Todo ano, os jovens deverão colocar seus nomes novamente para serem sorteados. Mas o Capitol, com suas regras contra a caça, e deixando os distritos na miséria, criou um modo de fazer com que haja mais inscrições: fornecem alimentos extras, caso se coloque o nome para o sorteio dos Jogos.

No 74º Hunger Games, Katniss já tem 20 papéis com seu nome escrito neles (para o sorteio), mas sua irmã Prim, de doze anos, que tem seu nome apenas uma vez, é que é sorteada! Apesar de estar nocauteada pela notícia, Katniss ainda se lembra da regra de se voluntariar no lugar do escolhido. E faz isso por sua irmã Prim.
Sua única vontade agora é que Gale,seu melhor amigo, não seja sorteado. E apesar dele ter o nome 42 vezes, outro garoto é escolhido.

Ao invés de ser uma ameaça, Peeta Mellark, o filho do padeiro, terá grande importância para a sobrevivência de Katniss nos jogos. E por mais que seja difícil, ela terá que engolir seu orgulho e valores morais para conseguir ajuda de fora também.

Contando com o apoio de seu mentor Haymitch, e o estilista Cinna, a dupla do distrito 12 irá conquistar toda Panem e até mesmo o leitor.

Esse é o trailer oficial do primeiro filme: 


E para quem está acompanhando a série, esse trailer mostra um pouquinho da primeira parte do filme A Esperança (lançamento para Novembro):


É uma narrativa de tirar o fôlego!

Desde que foi lançada, a obra já prometia ser sucesso, tanto nos livros quanto nos filmes. Retrata a ideia de um possível futuro para humanidade, mas com alguns fatos que sempre estiveram presente durante o percurso da história. Por esta razão, é possível identificar uma crítica social bem definida: a classe dominante, rica e soberba explorando uma grande maioria, pobre e miserável!

Fora uma pitadinha de romance que, confesso, é uma das minhas partes preferidas!

Simplesmente adoro a saga e super-recomendo! 

You Might Also Like

13 comentários

  1. Oi Ana!
    pretendo ler esse nesse mês de junho sem falta!
    :)
    um beijo!
    http://draamin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu vi os dois filmes sem ter lido os livros. Na verdade quando fui ver o primeiro filme quis comprar os livros, mas estavam tão caros que eu desisti (foi no meio do oba oba do filme). Daí não comprei..... Achei o segundo filme meio chato, gostei mais do primeiro, mas veria o terceiro com certeza! Sobre os livros, talvez ainda leia algum dia.....
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que achei o segundo mais legal (apesar de odiar a parte que o Gale e a Katniss... mas enfim...)
      Se você tiver oportunidade de ler eu aconselho, pois o filme sempre corta partes importantes né :(
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Cara, ei até acho Jogo Vorazes um livro muito bem escrito, mas não consigo gostar muito da narrativa. Acho sim que a autora toca em vários pontos muito interessantes, mas passa por eles de uma forma muito banal.
    Beijos
    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Que pena... Porque eu adoro de paixão.
      Mas tem razão, o livro é bem escrito!
      Beijo

      Excluir
  4. Oi Ana, estou esperando pelo filme. Li todos os livros e assisti aos dois filmes (apesar de a versão Em Chamas que assisti ter tido muitos cortes). É uma trilogia ótima, mas deixa a desejar em alguns pontos. O livro Em Chamas foi, na minha opinião o pior de todos :/
    Quase contando os dias para sair A Esperança pt. 1
    Abraço,
    http://perdidaempaginaas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liara. Sempre há alguma coisa a desejar mesmo (infelizmente).
      Somos duas à espera d'A Esperança então!
      Abraços.

      Excluir
    2. Na verdade somos três na espera então! o/

      Excluir
  5. Oi Ana, A trilogia jogos vorazes é um dos meus distópicos favoritos, já todos os livros e amei <3 estou esperando ansiosamente pelo 3º filme :D
    Gostei da resenha! parabéns...

    já estou lhe seguindo se poder retribuir serei grata! ;)

    http://voceeoquele.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly!
      Muito obrigada!
      Seguirei sim :) Com certeza!
      Beijos

      Excluir
  6. Tenho problemas em ler resenhas sobre Jogos Vorazes, eu tenho um problema maior ainda em resenhar porque eu achei vários pontos a serem criticados (para bem ou para o mal rs) entretanto gostei dessa sua imparcialidade. Gostei da maneira que foi escrita (:
    Adrielli Oliveira
    loading1blog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!