divergente

Eu li - Divergente

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Título: Divergente
Original: Divergent
Autora: Veronica Roth
Número de Páginas: 504
Ano: 2012
Editora: Rocco
Tradutor: Lucas Peterson

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

A história se passa em uma Chicago futurista, onde todos são divididos em facções. Cada adolescente vive nas crenças de sua família até completar 16 anos, então chega o dia da escolha e eles devem decidir a qual facção querem pertencer. Caso escolham uma facção diferente da de sua família não podem mais voltar a vê-los e devem partir para sempre, para viver sua escolha.
Tris está a um passo da escolha e tem de decidir se quer continuar na Abnegação (a facção que faz tudo pelos outros e coloca as necessidades do próximo a frente das suas) ou escolher entre as outras facções e mudar seu destino.



O livro me surpreendeu do começo ao fim e deixou aquele gostinho de quero mais que as boas séries sempre deixam. A narração é fantástica e bem ativa,então você parece viver aquilo enquanto está fazendo a leitura. Antes da escolha os adolescentes passam por um teste de aptidão para que possam tirar as suas dúvidas quanto a qual facção eles melhor se encaixam, e é dai que vem o nome do livro Divergente,mas para saber o porque disso tudo, melhor você ler o livro! ;-)
A iniciação foi uma das minhas partes favoritas e me deixou muito eufórica. Além de não ter nenhum preparo para a primeira parte da iniciação (saltos, saltos, saltos....) cada prova é inteiramente perigosa seja física ou mentalmente falando,o que me fez pensar 'nossa de onde a autora conseguiu tirar tanta coisa boa e extremante perigosas de uma só vez?'. Divergente é um livro para quem gosta de aventuras e tem um coração forte! hahaha'
Além de muita aventura e saltos (muitos saltos!) também tem um pouco de amor, ciúmes, inveja e vingança durante a narrativa o que faz tudo muito melhor. Por favor, não pense em romances água com açúcar, meloso que até enjoa, não, em Divergente é tudo, menos meloso.
Além da personagem principal, a Tris, temos como personagens secundários e não menos importantes o irmão dela Caleb, alguns amigos e inimigos da facção, sua família, e o claro, o Quatro, aquele cara que não tem como não se apaixonar e as vezes detestar, tudo ao mesmo tempo.
Sem dúvida nenhuma Divergente foi uma das melhores leituras do ano passado, e eu fiquei simplesmente desesperada quando terminei o livro (em dois dias, porque não conseguia parar de ler) e NÃO tinha a continuação... Em compensação, agora já comprei os outros dois livros da série e estou lendo Insurgente e amando mais ainda.



Divergente assim como outros grandes sucessos literários ganhou uma adaptação para as telonas, para quem ainda não assistiu, sugiro a leitura do livro primeiro, pois como sempre foram cortados pontos importantes e simplesmente mudado vários outros pontos que não precisavam ser alterados, mas mesmo assim é um grande filme e agrada aos "não tão chegados a leituras".
Segue o trailer do filme para os que ainda não viram... vale lembrar também que a continuação Insurgente já foi gravada e logo chegará aos cinemas. (Para quem não quer spoiler, recomendo não assistir ao trailer).


Book trailer do livro Divergente







You Might Also Like

10 comentários

  1. Oi, Nina.
    Também gostei bastante de Divergente, mas eu achei a adaptação boa. O que pecou, para mim, foram as atuações – só gostei mesmo do Caleb. ♥
    Minha parte favorita no livro foi o teste do começo, onde a Tris descobre que é Divergente. Achei muito legal. kkk
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a atuação não foi lá aquelas coisas mesmo!

      Excluir
  2. Sabia que é a primeira vez que eu leio a resenha desse livro? Gente, quero ler! kkkkkkkkk
    Não sou chegada nos livros que estão em alta no momento. Sou meio do contra, hahaha. Espero as coisas passarem pra me interessar por elas.
    Mas além da sua resenha ser boa, eu gostei do trailer e do elenco (não vi o Tony Goldwyn em nenhum filme desde Ghost! E adoro a Ashley Judd e a Kate Winslet).
    É, eu quero ler o livro e ver o filme! Bela resenha!

    Abraço, seguindo e curtindo, ok?
    Por um Livro na Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anna!
      Divergente me surpreendeu muito! Foi uma leitura muito rápida e assim que terminei o livro já corri assistir ao filme!
      Adooooro!

      Excluir
  3. Oii, tudo bom?
    Primeiramente, adorei seu blog kk
    Divergente é uma das minha distopias preferidas, muito muito foda.
    Insurgente eu não gostei muito, mas Convergente também é foda demais.
    Ótima resenha, um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Daniel, estou bem siiim e vc??
      Obrigada por ter gostado do blog *-*
      Ainda não terminei a leitura da série, mas com certeza é uma das minhas favoritas <3

      Excluir
  4. Adorei a resenha e pretendo ler toda a saga, sem dizer que temos os filmes para conferir.
    Aiai... É tanta coisa para tão pouco dinheiro rsrsrs

    Seguindo aqui... Beijinhos
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando terminar os livros, mas estou com falta de tempo porque estou tendo intensivo na faculdade... Assim que acabar (nessa semana, aleluia) vou voltar para meus livros!
      Nem me fala, realmente muitas coisas e pouco dinheiro =(
      hahaha'

      Excluir
  5. Estou lendo e amandooo!
    Seguindo seu blog, depois da uma passadinha no meu? Se puder retribuir ficaria muito grata. http://hungry-eyess.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayhara já conheço seu blog!
      Que bom que está curtindo a leitura!

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!