doutor sono

Eu li - Doutor Sono

terça-feira, setembro 08, 2015

Título: Doutor Sono
Original: Doctor Sleep
Autor: Stephen King
Número de páginas: 480
Ano: 2014
Tradução: Roberto Grey
Editora: Suma de Letras

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.


Sinopse: 

Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o “Doutor Sono”. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores de King. (Fonte: http://www.skoob.com.br/doutor-sono-319185ed522327.html)


Após sobreviver a explosão do Hotel Overlook no final dos anos 70, Danny Torrance, o iluminado, e sua mãe tentam seguir a vida normalmente. O garoto ainda vê fantasmas que parecem reais, mas ele conta ainda com a ajuda de Dick Hallorann, o antigo cozinheiro do Overlook. Graças a Dick, que também possui habilidades paranormais, Danny consegue aprisionar os fantasmas em cofres projetados em sua mente.

Os anos passam, e Danny se torna um adulto alcoólatra, pois a sua habilidade em se desvencilhar dos fantasmas acaba se perdendo com o tempo e apenas a bebida é capaz de amenizar suas angústias. Com quase trinta anos, ele se vê no fundo do poço e uma situação acaba por torná-lo ainda mais miserável. Danny não consegue esquecer o dia em que acorda de ressaca no apartamento de uma mulher e o bebê dela confunde cocaína com doce.
Ainda com dificuldade, Dan finalmente consegue uma chance de mudar de vida ao se mudar para a cidade de Frazier, onde a principal atividade turística é uma minúscula ferrovia chamada Teenytown. O condutor do trem é Billy Freeman e automaticamente os dois se tornam amigos. Danny gosta tanto do trem vermelho que resolve pedir um emprego a Casey Kingsley, o responsável por Teenytown.

Dan é tentado a voltar a beber, devido às visões de mortos o assombrando, mas Casey o ajuda e o estimula a participar dos Alcoólicos Anônimos. Enquanto isso, em outro lugar, nasce Abra Stone, filha de David e Lucy Stone. Danny, em sua primeira reunião do AA, começa escrever ‘ABRA’ sem parar, e, longe dali, Concetta Reynolds, avó de Lucy, segura Abra pela primeira vez.

Aos cinco meses, Abra prevê o atentado ao World Trade Center, no dia 11 de Setembro de 2001 e com o passar dos anos suas habilidades extrassensoriais começam a ganhar mais força.

Depois de quase três anos sóbrio, Dan está trabalhando como enfermeiro em uma casa de repouso. Nas horas vagas ele é o ‘Doutor Sono’, porque consegue confortar os pacientes antes de morrerem. Tal auxílio só é possível graças a Azzie, um gato cinzento que prevê a morte das pessoas.

Frazier fica próxima à cidade de Anniston, onde Abra vive, mas Dan e ela se conhecem de uma forma inusitada. Com quase três anos de idade, Abra escreve recados por telepatia em um quadro que Dan possui em seu quarto. Depois desse episódio, eles param de se comunicar através do poder da mente, até que, quase dez anos mais tarde, Abra tem a visão de uma tribo torturando lentamente um garoto até a morte.

O grupo se chama O Verdadeiro Nó e os membros são quase imortais. Para manter a longevidade eles se alimentam do vapor que as crianças iluminadas soltam durante as torturas. Abra, mesmo há milhares de quilômetros de distância, consegue visualizar um dos integrantes do Verdadeiro Nó experimentando a luva de beisebol que o garoto carregava e a líder Rose, a Cartola, lambia o sangue do menino. Rose também sente que têm alguém vigiando sua mente, mas não fica preocupada.
A prática de assassinar crianças com dons paranormais já vinha acontecendo há séculos, e, diante dessa situação, Abra passa um recado para Dan usando os poderes da mente.

Mais dois anos se passam e Abra encontra um panfleto com fotos de crianças desaparecidas, e entre essas fotos está a de Brad, o garoto do beisebol que foi torturado até a morte pelo Verdadeiro Nó. Desta vez ela se infiltra de propósito na mente de Rose, a Cartola e percebe que a tribo pretende caça-la. O poder de Abra se mostra tão forte e poderoso, que Rose sente medo pela grande habilidade da garota, mas ao mesmo tempo vê a oportunidade de “alimentar” O Verdadeiro Nó.


Comentários:

A forma como Stephen King escreve é simplesmente maravilhosa. Todos os detalhes que envolvem o livro nos fazem ter vontade de ler cada vez mais. É possível sentir o drama que o personagem Dan Torrance sofreu no livro O Iluminado quando criança e também como adulto no livro Doutor Sono, porém vistas através de ângulos diferentes.


Danny Torrance tentou ao máximo não ser como seu pai, Jack Torrance, mas acaba tendo atitudes semelhantes, a começar pelo alcoolismo. Depois tem a questão de que Jack certa vez quebrara o braço do filho, e Dan, anos mais tarde, se envolve em brigas por causa as bebida e machucando algumas pessoas em seu caminho. Esta parte é bem visível no livro Doutor Sono, pois é justamente esse pensamento que o atormenta quase até o final.

Outro fato que merece destaque é quando o bebê de Deenie confunde cocaína com doce e Dan rouba o resto do dinheiro dela.  Talvez essa situação miserável tenha o feito imaginar como seria sua vida se seu pai não tivesse aceitado o emprego no Overlook Hotel, mas se enterrado de vez no alcoolismo. Provavelmente o destino de Danny e sua mãe Wendy teria sido igual de Deenie e seu bebê.

Porém, enquanto o livro O Iluminado mostra o alcoolismo do Torrance Pai destruindo todos à sua volta, Doutor Sono mostra o Torrance Filho conseguindo se libertar da bebida e ajudando as pessoas a aliviarem suas dores e tristezas. 

Para quem curte livros de terror e suspense, nada como uma boa dose de Stephen King

Sou suspeitosíssima para falar, até porque adoro King de paixão. O primeiro que li foi justamente O Iluminado, e quando tive a oportunidade de comprar um do mesmo autor acabei encontrando Doutor Sono. Pense numa pessoa pirando quando soube que um era a continuação do outro e o segundo fora escrito quase 30 anos depois =O hahaha


(Trailer do filme O Iluminado, de 1980)

O iluminado é também um clássico do cinema e está entre os mais "cults" do mundo. Sem dúvida alguma você sempre o encontrará nas listas de filmes para assistir antes de morrer. (sei disso porque sempre vivo fuçando listas de filmes para assistir antes de morrer hahahaJack Nicholson é um dos melhores atores de todos os tempos e o personagem do Jack Torrance "caiu como uma luva" nele. 

Segundo críticos o filme é excelente, mas recomendo a leitura do livro primeiro!
Ambos os livros, na verdade, super-recomendo



You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá, Anah.
    Quero muito ler Doutor Sono, mas preciso ler O Iluminado primeiro. Acredito que seja mais interessante ler "na ordem".
    A premissa é muito boa e acredito que eu vá adorar a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim!! *--*
      É um melhor que o outro.
      Pena que perdi o top comentaristas, mas vou visitar seu blog com certeza ;)

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!