Apenas um dia

Eu li - Apenas Um Dia

segunda-feira, novembro 02, 2015

Título: Apenas Um Dia
Original: Just One Day
Autor: Gayle Forman
Número de Páginas: 384
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris, e ela aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
 Apenas Um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, as vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

 Se você gosta de viajar, explorar o novo, este é o livro certo. Com ele eu descobri que em um dia tudo pode acontecer. Podemos conhecer gente nova, experimentar comidas diferentes, conhecer novos lugares e conhecer a si mesmo, e por fim se apaixonar.
 O livro conta, com um toque de auto-conhecimento, a jornada corajosa de Allyson em Paris por um dia com o estranho, lindo e ator, Willem.
 Allyson ou Lulu, como Willem a apelidou, é uma garota que faz tudo certo, tem tudo planejado, fez seus planos para faculdade, emprego, tudo friamente calculado, mas um convite a tira do seu caminho caminho "certo", ou que ela julgava ser o certo.
"He looks at me, and I feel a ripple of something flutter through me. Am I really going to do this? - So, Lulu? What do you say? You want to go to Paris for just one day?"



 Eu não gosto desses romances clichês onde o casal se apaixona, passa por um momento difícil onde eles se separam e depois voltam e vivem felizes para sempre. Mas este livro não se encaixa nessa categoria. Eu o classificaria como um romance REAL, onde as dificuldades enfrentadas pelos personagens são tão reais que conseguimos visualizar essas situações em nossas vidas.
" - See, the thing is, I've been looking at your first-term grades.                                             I feel tears spring to my eyes. She lured me here under false pretenses. She said I wasn't in trouble, it was just getting-to-know-you session. And I didn't fail. I just got Cs!"
 A parte em que eu caí de amores pelo livro foi quando Allyson descobre e aceita o que sente por Willem:
"And then the cut on my neck is not the point of exit for blood, but the point of entry for this weird line of electricity that is surging between us.                                                        - I want him, all of him." 
Eu já era apaixonada por Paris e por Shakespeare antes de ler este livro, mas depois que li fiquei ainda mais fascinada.
"Shakespeare is a mysterious character. There is so much written about this man about whom we truly know so little. Sometimes I think only Jesus has had more ink spilled with less fruitful result. So I resist making any characterizations about the man. But I will go out on a limb and say this: Shakespeare did not write his plays so that you could sit in a library carrel and read them in silence. Play-wrights are not novelists. They create works that need to be performed, interpreted. To be reinterpreted through the ages."
 Enfim, espero que gostem do livro assim com eu. E este livro tem uma continuação, Apenas Um Ano, onde a versão de Willem sobre o um dia que passou ao lado de Lulu, e os dias que se sucederam, é relatada.
PS: Me desculpem pelos quotes em inglês, mas não achei o livro em pdf e eu tenho o livro em inglês.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi tudo bom?
    Eu devo ser a única pessoa no mundo que não gosta dessa autora, ela simplesmente força tudo.
    Vou tentar dar uma chance a essa duologia, vamos ver no que da

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Olha, eu esse foi o primeiro livro dela que eu li e gostei bastante...
      Dê mais uma chance a ela, acho que vai se surpreender.
      Ah, e na verdade são 3 livros: Apenas um Dia, Apenas um Ano e Apenas uma noite.

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!