editora rocco

Eu li - Harry Potter e a Pedra Filosofal

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone
Autor: J.K. Rowling
Número de páginas: 223
Ano: 2000
Tradução: Lia Wyler
Editora: Rocco

O que você faria se num belo dia aparecesse uma pessoa dizendo que você não é quem pensa que é?Que existe outro mundo, tão belo, tão fantástico e tão inimaginável?
Pois foi o que aconteceu com o jovem Harry Potter...Mas vamos do começo...

Harry Potter é um menino magricela que mora na casa, ou melhor, no armário embaixo da escada, dos tios Petúnia e Válter Dursley e única coisa que sabe sobre seus pais é que eles morreram em um trágico acidente de carro.
Durante quase 10 anos, ele viveu ignorado e negligenciado pela única família que lhe restara. Quando o dia de seu aniversário se aproxima, Harry começa a receber cartas estranhas enviadas por corujas, mas os tios tentam evitar que ele as leia.
Entretanto, no dia que Harry completa 11 anos de idade, a “visita” de um estranho homem chamado Rúbeo Hagrid, revela os piores temores dos Dursley.

“– Ah, vão tomar banho, vocês dois – disse Hagrid – Harry você é um bruxo”. 

Depois disso, a vida de Harry (e a nossa) nunca mais foi a mesma... Hagrid conta ao menino toda a

verdade sobre a morte de seus pais e que foram assassinados pelo maligno Lorde Voldemort. Harry sobrevivera intacto, recebendo apenas uma cicatriz em forma de raio na testa.

Após descobrir tudo isso, ele ingressa à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para se aperfeiçoar nos estudos bruxos e conhece muita gente que já sabia sobre sua história. Além disso, junto com seus amigos Rony e Hermione, embarca em uma grande aventura tentando ajudar o diretor Alvo Dumbledore a proteger a pedra filosofal, um objeto tão poderoso que é capaz de transformar metal em ouro e produzir o elixir da longa vida.

Citações favoritas:

As duas citações a seguir resume praticamente toda a história. Exemplos de amizade e coragem...

"Afinal, para a mente bem estruturada a morte é apenas a grande aventura seguinte.(Dumbledore, p. 114)"

"Existe todo tipo de coragem. É preciso muita audácia para enfrentarmos os nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos os nossos amigos." (Dumbledore, p. 221)


Comentários:


Uma leitura simples, prática, interessante... Como descrever que uma coisa é tão boa sabendo que quase todo mundo já adora?



É nesse livro que a escritora britânica J.K. Rowling nos apresenta um mundo mágico e tão cativante quanto os personagens. 



É quando aprendemos que a escola é dividida por casas (Grifinória, Lufa-Lufa, Sonserina e Corvinal) e os alunos são selecionados à elas através do Chapéu-Seletor... São casas que competem entre si todo ano através de boas notas e comportamento, e também pelo torneio do jogo de Quadribol. Aliás, é nesse livro que Harry se torna o apanhador de Quadribol mais jovem dos últimos séculos...  



Conhecemos nesse livro as primeiras amizades de Harry, os professores e o diretor da escola, e já podemos detectar um pouco da personalidade de cada um. Temos o amigo leal Rony, a inteligentíssima Hermione, os hilários e divertidos gêmeos Fred e Jorge, a excentricidade de Dumbledore, a severidade de MacGonagall, a arrogância e antipatia de Snape, o doce Hagrid, o abobalhado Quirrell... E entre tantos outros.


Vale a pena conferir e tirar as próprias conclusões!

Sobre a adaptação cinematográfica também recomendo. É ótima. Mas lembrando de que há muita coisa do livro que não tem no filme. Eu fico até chateada quando isso acontece, então por isso LIVRO PRIMEIRO. Ever!

(Trailer do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal)


Então, leitores... Eu li esse livro a primeira vez há 10 anos e me encantei. Será que depois de todo esse tempo eu continuo apaixonada? Eu respondo simplesmente: “Always”.





You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá!
    Eu comprei o box esse mes e pretendo ler a série toda. Li só os dois primeiros livros, lembro de ter amado!
    E é mágico mesmo!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogpsot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que ame ainda mais <3
      Eu pelo menos não consigo enjoar dessa saga =D hehe

      Excluir
  2. Harry Potter é a minha série literária favorita!! Amo, amo, amo!! Pretendo comprar o novo box lançado pela Rocco e reler todos!! *___*

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a minha favorita também!! =D
      A nova edição da Rocco com a lombada formando a escola Hogwarts é muito diva *o*

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!