a estreia de fani

Eu li - Fazendo meu filme #1 - A estréia de Fani

terça-feira, dezembro 13, 2016

Título: Fazendo meu filme 1 - A estréia de Fani
Autora: Paula Pimenta
Número de páginas: 336
Ano: 2009
Editora: Gutenberg


Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir.

A história de Fazendo meu filme é daquelas que você se envolve até não poder mais. Fani é uma adolescente comum (como você é, ou já foi um dia) com amigos comuns e uma vida comum o que dá uma vontade a mais de continuar a leitura.
O livro gira em torno da vida de Fani (ou Estefânia, como sua mãe insiste em lembrar que ela se chama) uma menina que adora cinema e tem uma crescente coleção de dvds, e a mudança que  ocorre em sua vida quando ela decide se candidatar a um intercâmbio e é selecionada para fazer a viagem.
Claro que como um bom livro, este tem muito romance, igual aos "filmes de amorzinho" que a Fani costuma assistir.
A menina é apaixonada por um professor (quer cena mais clichê?) e o melhor amigo é apaixonadíssimo por ela (muito filme de amorzinho adolescente, não é?). E o melhor de tudo é, quem mesmo com tanto clichê, a história só surpreende. Te faz rir, chorar, querer bater em todo mundo, ir ao cinema com a Fani e ser amigo de toda aquela turma para poder vivenciar tudo aqui junto com eles.
Acho que não preciso comentar que eu amei, né?




A Fani, assim como a Gabi (a melhor amiga dela, que está sempre disposta a ajudar, puxar as orelhas da Fani quando necessário e também rola aquele maior drama que vira em briga, que dali a pouco parece que nem aconteceu), o Leo (mais conhecido como "O melhor amigo") a Natália, a Priscila, o Rodrigo e o Alan, são personagens muito bem criados e muito reais, parece, realmente, que alguém viveu toda aquela história e depois um deles acabou escrevendo um livro. Isso é uma das coisas que eu mais gostei, pois, ao ler o livro, o leitor se identifica e acaba relembrando de coisas da adolescência, ou, se ainda é adolescente, consegue reconhecer seus amigos e histórias nestes personagens. Acho que esse foi o toque mágico que a Paula Pimenta deu e fez milhares de pessoas se apaixonarem pelo livro.

A própria autora colocou nas dedicatórias do livro que se inspirou em seus colegas de Ensino Médio para escrever esta história, pois com eles viveu grandes e inesquecíveis aventuras. <3 E isso fez com que o livro ficasse tão verdadeiro, na minha opinião.

Outra coisa interessante sobre o livro é que tem várias partes com emails trocados entre os colegas e familiares, bilhetinhos que eram passados durante a aula, músicas que estavam nos cds e o mais legal de tudo, os trechos de filmes que a Fani assistiu no início de cada capítulo. Deu até vontade de assistir mais filmes após ler os livros. A Paulinha fez um trabalho enorme de pesquisa para fazer um livro perfeito!

Já li a série inteira, e estou aos poucos resenhando os livros, pois, sofro daquele problema de não conseguir resenhar direito livros que eu gostei demais de ler. Agora que consegui resenhar o primeiro, posso dizer que este e o último da série foram os meus favoritos. <3

Quem mais ai já deu uma oportunidade para a Fani e seus amigos e acabou se apaixonando?



You Might Also Like

4 comentários

  1. Tenho todos os livros da Paula Pimenta e amo! Ps: em algumas partes achei a Fani muito dramática...

    https://resenhasetudomaisbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah. Também achei a Fani um tanto dramática, mas qual adolescente não é, certo?

      Excluir
  2. AMO!!!! Esse é meu livro favorito da vida, amo a Paula Pimento e Fazendo meu filme ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, também amei demais a série toda! <3

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!