Ana Rapha Nunes

Eu li - Mariana

sexta-feira, janeiro 13, 2017

Título: Mariana
Autor: Ana Rapha Nunes
Número de páginas: 110
Ano: 2016
Editora: Inverso

Sinopse: Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr do sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar… No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino. A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?


A pequena Mariana tem 12 anos de idade, e até então sempre viveu uma infância tranquila e feliz na cidade de Timóteo (Minas Gerais). Sonhadora, ela tinha o privilégio de comer fruta diretamente do pé, muitas árvores para subir, animais para brincar, gramados para correr e amizades cheias de cumplicidade com as meninas da escola e seu adorado primo Bartolomeu.

Além disso, os seus pais Fátima e Etevaldo fazem tudo para fazê-la feliz. Fátima com seu jeito sempre doce e amável, e Etevaldo, mesmo sendo durão e um pouco rígido, nunca negava os carinhos e afagos da filha.

Mariana estava contente demais com a vida que levava, por isso ficou aborrecida com a notícia de eles precisariam mudar de cidade, devido a oferta de emprego do pai, que ganharia muito mais do que seu antigo trabalho.


A menina só começa a aceitar melhor a ideia quando descobre que poderá realizar seu grande sonho de conhecer o mar, pois com o trabalho na nova cidade, que também se chama Mariana, Etevaldo conseguirá dar melhores condições e conforto para a esposa e a filha.

Na cidade Mariana, a família Cruz inicia uma nova vida, cheia de esperança de que ventos melhores virão.   Tudo vai se ajeitando para eles, mas de repente, enquanto Fátima está voltando da farmácia, ela ouve um barulho ensurdecedor. Quando consegue chegar em casa, arrasta a filha consigo e começam a correr de um mar de lama que invadiu a cidade...


“Era 5 de novembro. O calor era presença constante. O sol estava forte desde as oito da manhã. Mariana mal dormira à noite. Não sabia se foi o abafamento, os mosquitos ou o barulho da obra que vinha da vizinhança. A menina não estava bem, como se sentisse algo estranho no ar. Farejava alguma coisa, mas não sabia bem o que era.”

Como será o destino final de Mariana?

É emocionante o modo como a Ana Rapha narra os acontecimentos vividos na tragédia da cidade de Mariana (MG). 

Não tem como não se comover e refletir diante dos acontecimentos, pois do nada a vida de muita gente foi totalmente transformada e destruída com o mar de lama que invadiu a cidade...

“E ficavam ali, com aquele mar de pessoas, todas fugindo, não apenas da lama, mas também da dor. Queriam voar, sumir, mudar a realidade. O medo é o pior inimigo do homem. Quando ele te abraça, te sufoca, te aflige. Era assim que estavam as pessoas ali, abraçadas pelo medo. Cada um com sua dor, mas era a dor de todos”. 

“[...] Nada é nosso neste mundo. A gente empresta por um tempo e de repente tudo nos pode ser tirado, a qualquer momento e sem uma razão”.


O livro é indicado para qualquer faixa etária, embora seja mais voltado para o público infanto-juvenil. 

Gostei da história por ser baseada em fatos verídicos e indico para quem curte uma leitura rápida e simples, daquelas que você lê em um dia (ou no meu caso, em poucas horas). As ilustrações são muito fofas e deixaram o livro com uma cara linda =D Parabéns a autora e ilustrador (a) pelo trabalho!


A autora é parceira aqui do blog (detalhes aqui) e você pode adquirir o livro através do site da editora InVerso, clicando no link: Livro Mariana.

Bem, pessoal, espero que tenham gostado.Não deixem de comentar o que acharam! 
Até a próxima!

You Might Also Like

30 comentários

  1. Eu gostei muito do texto as formas das letras esta em um tamanho ótimo para ler e seu blog ajuda também !! Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Tem resenha que dá gosto de ler, rs...

    A Tragédia de Mariana, ao contrário do que muitos consideram, não foi um acidente. Foi um crime econômico e político. Isso também é uma mostra de como a literatura tem a capacidade de transcender a quase tudo, pode transformar crimes em bos histórias.

    Sobre as ilustrações, só pela amostra na resenha, devem ser fantásticas mesmo.

    Eis um blog cujo meu retorno está garantido, Ana, rs.

    Gostei mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Roberto! Realmente foi um crime...
      Que bom que gostou! Volte sempre ;)

      Excluir
  3. Ahhhh que coisa linda de livro, fiquei encantada e me deu muita vontade de ler. Parece ser a coisa mais fofa! Adorei muito sua resenha, me deixou muito interessada, parabens!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa essa história! Me deu uma certa aflição só de ler essa resenha, imagina entrar em contato direto com o livro? Deve mexer muito com nossas emoções, não é? As melhores histórias são as dos escritores que têm o dom de tirar o nosso fôlego, mexer com nossos sentimentos, nos fazer refletir e etc. O blog de vocês é maravilhoso! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miss! Que bom que gostou! *--*
      É um livro bem tranquilo, fofo, até chegar na parte da tragédia... Não tem como não se emocionar...
      Abração! =*

      Excluir
  5. Achei linda as ilustrações do livro e fiquei curiosa para saber como é esse final. Sua resenha ficou ótima, gosto muito quando colocam quotes do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      São tão bonitas que queria colocar todas as imagens rsrs

      Excluir
  6. Amei a resenha e com a sua opinião pude ver que o livro é muito bom mesmo; além de que retrata uma história real e eu amo isso. Por isso o livro com certeza está na minha lista de leituras :D

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana!

    Que livro mais fofo! Amo livros juvenis, ele para curar ressaca literária não tem outra pedida. Sua resenha está incrível. Vou anotar a dica e com certeza irei lê-lo.
    Amei o blog. Não conhecia.

    Beijos Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bella! Que bom que gostou! Muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  8. Achei o livro bem fofinho, gosto de leituras assim. E fiquei feliz que você tenha gostado. Acho que fui eu que te indiquei a parceria, né? Já nem lembro kkk

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mi! Não lembro também rsrs
      Beijo!

      Excluir
  9. Olá... Ana, tudo bem??
    Achei bem bonita a sua resenha... gostei do fato de ter fatos verídicos... eu fiquei muito triste com os acontecimentos na cidade de Mariana... e saber que alguém se propôs em escrever sobre os acontecimentos... foi de muita coragem e sensibilidade. Gostei muito das imagens também. Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diana!
      Fico feliz que tenha gostado! Muito obrigada! As imagens são encantadoras mesmo *-*
      Beijo! =*

      Excluir
  10. Olá!!

    Adorei as ilustrações e a estória parece ser bem legal.
    Uma coisa interessante é ela se passar em território nacional. Adoro ver estórias que se passam por aqui, acho que dá para visualizar melhor a estória.

    Beijos

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não tem como não se encantar com as ilustrações *-*
      É de fato uma história única... Vale a pena conferir!
      Beijos

      Excluir
  11. Olá, tudo bem por aí?

    Adoro histórias que envolvem acontecimentos reais. As ilustrações são maravilhosas, fiquei muito curioso para ler. Parabéns pela resenha!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleydson! É um ótimo livro!
      São ilustrações muito lindas e bem feitas *---*
      Obrigada!

      Excluir
  12. Oi, Ana!
    Senti um aperto no peito ao saber que o livro se baseia na tragédia real de Mariana... Deve ter uma carga emocional bem intensa, tendo em vista o sofrimento de tanta gente...
    Adorei as ilustrações, mas acho que não leria no momento ~ sou super frouxa pra dramas e com certeza ficaria com o coração pesado, rs.
    Amei a resenha e o blog!
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa! Não é o livro todo assim rsrs
      A história é direcionada ao público infanto-juvenil, então é bem leve.
      Mas não tem como não se emocionar. Só de pensar já bate uma tristeza.

      Obrigada!
      Beijão =*

      Excluir
  13. Oi Ana.

    mesmo que o livro seja indicado para o publico infantojuvenil, acho que é uma ótima leitura para qualquer faixa de idade, pois aborda a tragédia de Mariana e são fatos reais que não pode ser esquecidos. Foi uma crime que fizeram com o local. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia! Fico feliz que tenha gostado =)
      Tens razão. É um livro que agrada qualquer faixa etária. Vale muito a pena ler!
      Beijos =*

      Excluir
  14. Olá!
    Gente eu não sabia que tinha um livro sobre a história de Mariana. Eu amei como foi abordado o tema. A história parece ser leve e tocar num tema tão doloroso. Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, é uma leitura bem leve, mas tocante em determinadas partes que retratam a parte da tragédia. Não tem como não se emocionar.
      Beijos :*

      Excluir
  15. Um amigo indicou este livro para mim esses dias, agora já sei que devo ler.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!