book

Eu li - O Herói Perdido

segunda-feira, janeiro 16, 2017

Título: O Herói Perdido (Heróis do Olimpo #1)
Original: The Lost Hero
Autor: Rick Riordan
Número de páginas: 432
Ano: 2011
Tradutor: Rodrigo Peixoto
Editora: Intrínseca

Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.

Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.

Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.


A nova saga ambientada no mundo de Percy Jackson é um spin-off do mesmo, sendo assim encontramos vários personagens há muito conhecidos neste livro, como Annabeth, Thalia, Rachel e outros.

Jason está sem memórias e não sabe como foi parar dentro de um ônibus escolar, indo a uma excursão,  junto com Piper e Leo que se dizem ser sua namorada e melhor amigo, respectivamente. Mas ele sente que algo de muito errado está acontecendo. Não demora muito para a excursão ser atacada e os três serem levados ao Acampamento Meio-sangue, onde descobrem quem são. 

Cada um deles é reclamado por um deus e conhece seus irmãos e companheiros de chalé. Como de praxe, lá o Oráculo os entrega uma profecia envolvendo Jason. Logo os três partem em uma missão, ainda tentando entender tudo o que lhes foi revelado.

"Sete Meios-sangue responderão ao chamado.Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.Um juramento a manter com um alento final.E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.”


Jason é o protagonista da trama, ao chegar ao acampamento logo percebem que ele não se encaixa direito ali. Ele fala latim ao invés de grego antigo, tem tatuagens estranhas que não consegue explicar e chama aos deuses por seus nomes romanos ao invés dos gregos. Piper é uma garota tímida e desajeitada, seu pai é um astro do cinema, mas ela tenta esconder isto ao máximo pois não quer atenção para si e nem pessoas que se aproximem dela para tirar proveito da fama do pai. Já Leo é um garoto engraçado, o piadista que faz os momentos mais tensos ficarem leves por alguns segundos. Muito bom com ferramentas e em consertar ou criar qualquer tipo de coisa, ele é muito inteligente, porém não se sente desta maneira e só se apaixona por garotas inalcançáveis.


A dinâmica do livro mudou um pouco, sendo intercalada a narração de Jason, Piper e Leo o que faz com que o leitor entenda melhor suas histórias e o porquê de suas ações. Aqui também conhecemos a forma Romana dos deuses e criaturas, além de seus nomes é claro (uma interessante aula de história a meu ver). Mas ainda não foi muito explicado sobre eles, a não ser que quando em suas formas Romanas os deuses são mais sérios e provavelmente mais sanguinários. Achei bem interessante o crossover com a primeira série do Rick Riordan, sempre citando acontecimento que vimos nos primeiros livros e intercalando as histórias, mas ainda sim senti saudade do Percy. Não que o livro não seja bom, claro que é, afinal estamos falando do Tio Rick! Creio que no segundo livro vou curtir bem mais, já que a profecia está apenas começando.



" - Talvez seja o contrário - disse Jason. - Talvez as pessoas com dons especiais apareçam quando coisas ruins estão acontecendo, porque é nesse momento que precisamos delas."

Para combinar bem, o livro tem muita ação, várias citações a personagens mitológicos e continua com o bom humor de sempre, aqui sendo expressado pelo personagem Leo. Eu não gostei muito do Jason, achei ele meio chatinho e muito pé no chão, além da amnésia dele me dar nos nervos e também a falta de tato dos personagens toda hora perguntando para ele “você não lembra disso? E daquilo?” HELLO! AMNÉSIA. Também achei o nome Piper meio bobo, mas nós relevamos. Haha’


Enfim, a série “não é aquele Percy Jackson todo”, mas espero que melhore já no segundo livro. Afinal já li várias criticas super positivas a série e espero não me decepcionar.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Amei a resenha e acabei ficando bastante curiosa em relação ao livro. Espero que eu acabe gostando dele do mesmo jeito que adorei Percy Jackson.
    Amei o seu blog!
    www.resenhasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Super recomendo a leitura. A série não conseguiu substituir o PJ do meu coração, mas tá me ganhando aos poucos.

      Excluir
  2. Oiie!

    tenho vontade de lê-lo desde que lançou. Mas o tempo foi passando e sabe aquele livro que acaba ficando de canto? Foi o que aconteceu. Sua resenha me despertou novamente a vontade de lê-lo

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Pior que sei como é... Já fiz isso várias vezes. Mas se você é fã de PJ não tem nada a perder. A série tá linda <3

      Excluir
  3. Já ouvi falar bastante do livro! Até estive para o resenhar mas acabei por escolher outro! Adoraria le-lo! ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, não espere mais muito tempo não! hihi
      Vou adorar saber o que você acho da série!

      Excluir
  4. Oiee Niina ^^
    É bom você pegar leve com o Jason, porque ele é meio mole mesmo kkkk' espera só chegar nos outros livros da série. Em relação ao Percy, acho que você vai conseguir matar a saudade quando ler o segundo livro ♥
    Eu adoro essa série, ouso dizer que adoro mais do que PJ, mas só um pouquinho a mais...haha' Tio Rick é tão divo ♥ Saudades dos livros dele *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      hahha, já percebi mesmo que o cara é molenga. Não conseguiu roubar meu coração como o Percy <3, acho que é o fato dele ser filho de Zeus, sou muito mais Poseidon ;)

      Excluir
  5. Oi, eu ouço falar muito bem desse livro e tenho muita curiosidade pra ler. So me da preguiça por ele ser enorme! Mas dua resenha me instigou, parece ser muito bom!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu realmente não acompanho a série, pois não curto fantasia, mas quando se é fã, é uma delícia acompanhar também os spin offs. Não consigo me imaginar lendo sobre deuses e Oráculos, profecias, etc... O que mais me chamou a atenção no livro foi o personagem Leo, piadista! Adoro personagens bem humorados!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que apesar de ter gostado dessa série, para mim ela não super a primeira. Eu acho que o fato dela ter muitos protagonistas fez a historia se expandir muito. Mas o meu preferido dessa segunda série é o A Casa de Hades.

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Eu nunca li nada desta autor se acredita .
    Mais meu pai ama os livros dele está sempre acompanhando todas as séries .

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!