book

Eu li - O Pequeno Príncipe

segunda-feira, janeiro 30, 2017

Título: O Pequeno Príncipe
Original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Número de páginas: 96
Ano: 2015
Editora: Escala

Um piloto perde o controle de seu avião no meio do deserto do Saara. De repente ele é acordado por um menino com cabelos enrolados cor de trigo pedindo para que ele lhe desenhe um carneiro. O aviador passa a chamá-lo de Pequeno Príncipe.

O Pequeno Príncipe relata tudo sobre seu planeta, que é bem pequeno, mas que tem muita coisa para fazer, como cuidar para que as raízes de baobás não cresçam e tomem conta de todo o espaço. Ele também gosta de fazer muitas perguntas, e fica insistindo nelas até lhe responderem.  

No decorrer da história, o principezinho vai contando sobre a sua rosa, sobre as suas aventuras e viagens a outros planetas e sobre sua amizade com uma simpática raposa...

O aviador fica impressionado com o modo de pensar do príncipe, sempre questionador e filosófico. São os pensamentos dele que levam o leitor a se argumentar sobre si mesmo e sobre a vida.

Ele nos faz pensar em como somos pequenos diante do universo, e que ha tanto ainda para descobrir. Não somos os donos da verdade, e com a mente mais receptiva e despreocupada é possível ver que as coisas mais belas da vida estão nas coisas mais simples.

“[...] Se tu vens, por exemplo, ás quatro da tarde, desde ás três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mas eu me sentirei feliz. Às quatro horas já estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade [...]” (p. 67).

“Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo” (p. 70).

“Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos” (p.70). 

“Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante” (p.70).

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” (p.70).

Para finalizar, gostaria de contar um pouco sobre a história de como ele chegou às minhas mãos. Quando o ganhei, recebi duas instruções:

*O Pequeno Príncipe não se deve comprar, deve-se dá-lo de presente. Portanto, quando alguém disser que tem interesse pela leitura, se possível você deve dar de presente ou emprestar.

*Quando você o lê mais de uma vez, você tem uma interpretação diferente a cada leitura. Ou seja, quando você lê durante a infância, você entende de uma forma, dá mais atenção a certos detalhes do que outros. Na adolescência e fase adulta serão respectivamente diferentes as interpretações.

Eu li pela primeira vez na fase adulta, mas lerei novamente sempre que possível. A leitura é muito simples, muito prática e linda. Acredito que ao dar O Pequeno Príncipe de presente a alguém, você está querendo compartilhar valores um pouco esquecidos. Ele nos devolve o olhar puro e inocente de uma criança.

Se possível presenteie alguém. Se possível leia mais de uma vez. Quando estiver triste, alegre, se sentindo só...

Recomendo demais este livro incrível que emocionou e continua emocionando gerações. 

You Might Also Like

35 comentários

  1. Muita gente fala desse livro. Eu ainda não tive a oportunidade de ler mas tenho muita vontade. Parece ser incrível.
    Parabéns pela resenha.
    http://ateoriadaslaranjas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível mesmo, Vitória! Te garanto =)
      Obrigada =*

      Excluir
  2. O Pequeno Príncipe é maravilhoso, olhando agora a resenha, me deu vontade de reler <3
    Amei a resenha!
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é incrível, um dos meus favoritos!! Gostei da resenha
    O Canto do Livro

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Gente, esse livro é uma obrigação para todo leitor, um livro tão cheio de sentimentos e ensinamentos em cada página, simplesmente AMO!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha, me fez querer reler esse clássico da minha infância. parabéns pela resenha e pelo blog. Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pelo carinho! =*

      Excluir
  6. eu já li a tanto tempo esse livro. e vou colocá-lo na lista de releitura. lembro que amei, e aprendi muitas lições ao concluir a leitura, adorei a resenha beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Taynara! Ele traz muito aprendizado mesmo, e de uma forma tão simples e encantadora *-*

      Excluir
  7. Amor é pouco pra definir esse livro, sou completamente apaixonada por ele.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    Eu li O pequeno príncipe quando pequena, em uma edição super especial que ganhei do meu avô. Esse livro está comigo até hoje e tem um super valor, foi o meu algo material ao qual me apeguei quando ele faleceu...
    É um livro lindo, e realmente, acho que sempre dá pra tirar uma interpretação diferente. Ainda não li na minha fase adulta, mas gostaria de fazer isso em breve..
    Beijoss
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kathleen! Que linda sua história com o livro...
      Sinto muito pela sua perda! É um objeto que traz saudade, mas imagino que traz lembranças boas também =)

      Excluir
  9. Olá !

    Pequeno Príncipe é vida, já li algumas vezes, já dei de presente para meus primos e meu marido. Quando li pequena entendi uma coisa e a cada nova leitura faço uma interpretação, esse é um livro completo e atemporal.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Que maravilha, Thayza! Difícil alguém que não se encante, né?
      ^_^ Beijo =*

      Excluir
  10. Eu li o pequeno Príncipe com 15 anos, emprestado de um amigo kkk
    Foi uma experiência inesquecível, tenho vontade de reler e reaprender tudo que ele tem para nos ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo o mesmo! Inesquecível, adorável, encantador...
      =)

      Excluir
  11. Eu amo esse livro deu vontade de reler agora
    Amei o seu blog e vou voltar mas vezes
    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jaqueline!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Muito sucesso a vc também =*

      Excluir
  12. Adorei o post! Já tinha lido esse livro cá na escola em Portugal pois faz parte do programa de leitura 😉 e adorei!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu já vi várias resenhas sobre esse livro e em todas eu acabo me apaixonando um pouco mais por essa história. Pretendo comprar ele em breve u.u

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo ótimo!
      Compra logo! É uma leitura incrível *-*
      Te prende do começo ao fim!
      Beijos!

      Excluir
  14. Ótimo post!
    Eu nunca li O Pequeno Príncipe e não sabia que existia todas essas recomendações para lê-lo, rs. O livro parece ser amado por muito e detestado por outros.

    Att,
    Gabriel José (C, José)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Acontece muito com os livros bastante populares. É "ou ame ou odeie" rsrs

      Adoro as citações e a mensagem que ele passa... É lindo...

      Excluir
  15. Eu tenho que ler esse livro, já passou da hora! Quer me presentear com ele? hahaha
    Amei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Uau, Ana! Que resenha impecável! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Valéria! Obrigada pelo carinho e apoio de sempre :* Beijos

      Excluir
  17. Aaawn ♥ Li esse livro quando eu tava no fundamental ainda, nem lembrava como era!

    http://www.falaaimaluco.com/2017/02/6-series-originais-da-netflix-para.html

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha. Amo o livro. Já faz um tempinho que o li e esse post me fez ver que já está na hora de reler. Parabéns pelo trabalho, sucesso, Ana e Nina.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!