a marca de atena

Eu li - A Marca de Atena

quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Título: A Marca de Atena - Os Heróis do Olimpo #3
Original: The Mark of Athena
Autor: Rick Riordan
Número de páginas: 480
Ano: 2013
Tradutor: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca


Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação, e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz.
Os problemas de Annabeth não param por aí, ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?

Pela primeira vez os sete semideuses estão unidos em uma história só... mas isto não quer dizer que vai ser fácil derrotar aos monstros, muito pelo contrário. Sete semideuses juntos atraem mais monstros do que o comum.

O livro começa com Annabeth, Leo, Jason, Piper e o treinador Hedge chegando ao acampamento Jupiter numa tentativa de resgatar Percy e ver se os romanos são amigos ou inimigos (eles estavam preparados para as duas opções). Após um lindo reencontro do casal Percybeth algumas coisas saem do controle e eles tem que fugir rapidinho do acampamento romano, com a ajuda de Hazel e Frank que mais tarde se juntam a eles.

- Muitas das melhores armadilhas são simples - disse Annabeth. - Você só precisa pensar e torcer para que sua vítima não pense na solução.

Este livro tem o foco principal na missão que Atena encarregou Annabeth de concluir que é seguir a Marca de Atena e encontrar algo que a muito foi roubado e desencadeou a inimizade entre gregos e romanos. Infelizmente, vários dos irmãos e irmãs de Annabeth já tiveram a mesma missão durantes dos séculos e nenhum foi bem sucedido, perecendo em batalha. Paralelamente com isto, os outros semideuses também tem importantes missões para conseguir chegar a Roma (a de verdade) atravessando o Mare nostrum que é um local totalmente proibido e super perigoso para semideuses, para assim encontrarem Nico di Angelo, o filho de Hades e irmão de Hazel, que foi capturado pelos gigantes capangas de Gaia, a deusa da terra que está tentando se reerguer, e com isso deixando os outros deuses malucos (literalmente).

Acredite. Se alguma coisa tem a remota chance de dar errado, ela vai dar errado. Isto foi o que me deixou mais desanimada durante a leitura. Achei que muitas “aventuras” forçadas e desnecessárias. Claro, cabiam bem na história, mas deixou a leitura bem arrastada para mim. Demorei quase vinte dias para concluir a leitura, e olha que sou bem fã da escrita do tio Rick. Porém o final foi ótimo, estou louca para saber o que vem por ai no próximo volume.


A narração deste livro continuou como os anteriores. Percy, Leo, Piper e Annabeth narraram os capítulos, e confesso que dei pulinho de alegria quando vi que finalmente Annabeth teria um ponto de vista, mas no fim não agradou tanto. Meu personagem favorito dos sete é o Leo, apesar de que o Percy vai ter sempre um lugarzinho especial no meu coração. Mas como são sete pontos de vistas diferentes, missões diferentes (eles não estiveram juntos nos primeiros livros e se separaram várias vezes neste) e literalmente vidas diferentes (três romanos, quatro gregos) eu acabei ficando confusa em algumas partes por não conseguir lembrar quem fez o quê, onde e como. Quando algum personagem citava algo de outro livro, por vezes, eu tinha que para alguns segundos e pensar “como foi que isto aconteceu mesmo?”.


Por enquanto posso dizer que este foi o livro que eu menos gostei da série, não sei se eu não estava no clima da leitura, ou o que aconteceu, mas espero que o próximo seja melhor, ou um pouco menos enrolado. 

P.S. Este livro está participando do desafio literário I Dare You, na categoria Janeiro, Fantasia.




You Might Also Like

28 comentários

  1. Oiee, ainda não conheço a sérir e não sabia que estava ligada a PJO, pensei que era uma obra a parte, é tipo um spin-off?

    bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Siim, é como se fosse um Spin-off, porém o Percy continua meio que sendo o principal da trama, mas dividindo o posto com outros seis semideuses.

      Excluir
  2. Olá
    Eununca li nada dessa autor e me sinto muito envergonhado por isso, sou muito fã de e mitologia e coisa e tal. E se tem uma coisa que esse cara escreve, é mitologia. Essa série diverge muito a opinião de quem ler, alguns dizem ser melhor que PJO já outros dizem o contrário. É uma pena esse ter sido o que você menos gostou até agora. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tem um bate boca por ai sobre a série ser melhor ou pior do que PJO. Mas eu acho que nada bate a "obra prima" do autor, apesar de não ter perdido em qualidade não. =)

      Excluir
  3. Não é o tipo de assunto que eu goste em livros. Confesso que já ouvi falar do autor mas a premissa não me convence.
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisa, além de me divertir, aprendi muito com estes livros todos do Rick Riordan. Se não faz muito a sua praia, você pode indicar para algum jovem leitor que goste. =)

      Excluir
  4. Oi Niina..... vou ser bem sincera, já passei da fase de ler esse tipo de livro e não tenho interesse nenhum em ler, mesmo que eu já tenha ouvido várias resenhas positivas e tals... ainda mais que são séries, aí mesmo que não gosto....
    beijos e boAS LEITURAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fabi!
      Já tentei desapegar das séries, mas no mundo de hoje em dia tá praticamente impossível, hahaha.
      Uma pena você não ter interesse na obra. Acho ela além de muito boa, super educativa.

      Excluir
  5. Oi, Niina!
    Li do autor o livro "A Pirâmide Vermelha" e não gostei. Sei que muita gente adora os livros do autor por ter mitologia, mas não eu curto. Não sei se é a escrita dele ou eu realmente não gosto do gênero.
    Então passo a dica de leitura. Uma pena você não ter curtido tanto quanto gostaria. :/ Espero que o próximo seja melhor para você.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Crislana!
      Também espero que o próximo agrade mais!
      Uma pena você não ter gostado. Ainda não li esta série do autor, mas pretendo, pois amo mitologia egipcia. Mas é como dizem, gosto é gosto.

      Excluir
  6. Eu li um livro do Rick Riordan e não funcionou para mim, porem meu filho tem mostrado interesse por esta serie e talvez, a gente encare juntos. Que pena que a leitura não tudo o que você esperava, mas espero curtir.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi!!!
      faz seu filho ler, ele vai adorar e aprender muito sobre mitologia! Rick Riordan é fera em história e em escrita. =)

      Excluir
  7. Oi Nina, tudo bem?
    Nossa, eu nunca li nada do Rick Riordan, apesar de adorar mitologia.
    Mas ele tem tantos livros e séries diferentes, que nunca sei qual livro é de qual série e qual é a ordem ideal para ler hahaha.
    Achei uma pena você não ter gostado tanto, mas fiquei mais curiosa para conhecer os livros do Rick Riordan. Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, já que gosta de mitologia, não deixe de ler Percy Jackson e os Olimpianos! É mágica, só te digo isto. <3
      Sobre as ordens, é só dar umas pesquisadinha no nome do autor no Wikipédia, lá tem tudo. ;)

      Excluir
  8. Olá!

    Não conhecia a série desses livros, mas lendo sua resenha me bateu uma nostalgia da disciplina de "Literatura Latina" que paguei na faculdade. Apesar de você confessar que demorou na leitura, gostei da dica do livro! Parabéns pela sinceridade na resenha. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Eu não tive esta matéria na faculdade, mas achei bem interessante viu. Só tive o bom e puro latim, que odiei durante um semestre inteiro e depois durante as minhas férias (tinha trabalhos para fazer, hahaha) mas valorizo muito tudo o que aprendi.
      A série é muito legal, só um pouco confusa, se assim como eu, você não for super atenta a detalhes. =)

      Excluir
  9. Olá,

    Infelizmente fantasia não me interessa e olha que já comecei ler Percy Jackson. Vou ter que passar essa dica para algum amigo que gosta do gênero, mas adorei sua resenha, está de parabéns!

    http://desencaixados.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina!

    Tudo bem? Então, eu não sei porque só não consigo me interessar pelos livros do Rick Riordan, amo mitologia grega, fantasia e só escuto críticas positivas sobre as duas sagas (Percy Jackson e Os Heróis do Olimpo) e mesmo assim a minha vontade de ler não desperta!

    É uma pena que tenha se decepcionado com o ponto de vista da Annabeth tendo esperado tanto para lê-lo, sei bem como é essa decepção. Isso sem contar que A Marca de Atena se mostrou bem confuso e isso realmente me incomodaria bastante em uma obra.

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que li esse livro, mas lembro que esse detalhe de cada personagem ter um ponto de vista (e eram muitos), eu acabava ficando confusa também. Não lembro se foi o livro que menos gostei, mas eu acho que o último foi o melhor, por ter conseguido fechar todos as pontas soltas. Uma pena você ter se decepcionado com a trama da Annabeth, pois foi um dos pontos de vistas que eu mais esperava também!
    Sua resenha ficou ótima!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Menina do céu, eu sou louca pra ler qualquer livro do Rick Riordan, mas sempre que eu penso nisso penso também na imensidão de livros, esse homem é uma máquina de escrever kkk socorro!! Mas sua resenha me deixou bem empolgada, vou tentar arriscar!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  13. Olá amore,
    Sendo sincera esse livro não me interessa muito não... mas lendo sua resenha confesso que mudei um cadinho de ideia.
    Meu marido mencionou comigo sobre esta série porque ele curte essas coisas de mitologia. Vou mostrar sua resenha pra ele.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  14. Oi Niina! Tenho essa série faz mais de uma no guardada aqui em casa, mas até hoje não senti aquela vontade de ler, sabe? Que bom que você gostou, vou começar a olhar para eles com outros olhos! Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá, Niina! Já ouvi falar da série, muito bem por sinal, mas não é o tipo de leitura que busco costumeiramente por não me instigar. Embora tenha noção que Rick não decepcionou os leitores de fantasia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Niina, tudo bem?
    Se você que já é acostumada ficou confusa em alguns pontos, imagina eu que não tenho cabeça pra encarar esse gênero? Eu me perco só em ler as sinopses, ainda mais com tantos personagens assim hahaha.
    Uma pena você ter levado tanto tempo para ler, espero que o próximo seja melhor, beijos!



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Sete pontos de vistas diferentes? Creio que eu ficaria hiper confuso com isto. Não li nenhum livro de Percy ainda, apesar de ter um pouco de curiosidade. Achei interessante o enredo destes e como os deuses estão diretamente envolvidos com as aventuras e missões. acredito que devo começar a leitura em breve.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    É uma pena que não tenha gostado do livro, pois já li muitas recomendações positivas sobre ele. Mas o motivo de você não ter gostado tanto dele é o mesmo que me deixaria chateada com o livro. Não gosto de livros arrastados. Mas como você disse que este é o que você menos gostou da série, vou dar uma chance aos outros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Oi Nina... nossa eu acho que eu me confundiria com tantos narradores diferentes em um unico livro, sabia?
    Gostei da sua sinceridade na resenha e eu, diferente de você, ainda não tive a chance de ler nenhum livro do tio Rick... mas to morrendo de vontade de ler Percy... o que me falta é oportunidade, infelizmente.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Do Rick Riordan eu li apenas a saga do Percy Jackson há anos atrás e, ainda assim, falta o último livro em minha coleção.

    Eu estava com vontade de ler essa série do autor, mas não sei... Parece que o encanto passou para mim, haha! Mas que legal, não sabia que esse livro era sobre a Annabeth, toda a série deuses do olimpo tem ela como principal?

    Pelo que entendi, os pontos de vista de todos os personagens são utilizados, então...

    É uma pena ter se decepcionado com a leitura, mas quem sabe você não atingiu o seu "sei lá..." huahuaha!

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!