bruxa

Eu li - Sorte ou Azar?

quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Título: Sorte ou Azar?
Original: Jinx
Autora: Meg Cabot
Número de páginas: 288
Ano: 2008
Tradução: Alvez Calado
Editora: Galera Record

A falta de sorte parece perseguir Jinx onde quer que ela vá e é por isso ela está tão animada com a mudança para a casa dos tios, em Nova York. Talvez, do outro lado do país, Jinx consiga finalmente se livrar da má sorte. Ou, pelo menos, escape da confusão que provocou em sua pequena cidade natal. Mas logo ela percebe que não é apenas da má sorte que está fugindo. É de algo muito mais sinistro... Será que sua falta de sorte é, na verdade, um dom, e a profecia sob a qual ela viveu desde o dia que nasceu é a única coisa que poderá salvá-la?

A vida de Jean Honeychurch não é o que você pode chamar de normal. Pelo menos até certo ponto. A garota tem um azar tremendo, de fazer tropeçar no nada várias vezes ao dia e em alguma vezes, ainda cair de cara no chão. Não, ela não é desastrada, só azarada mesmo. Por causa deste tremendo azar, uma coisa bem incomoda acontece na sua cidade natal em Iowa, e faz com que Jean, ou Jinx como é chamada pela família (Jinx em inglês quer dizer azar, figa...) tenha que se mudar para Nova York, onde passa a morar com os tios super ricos, três primos, Tory, Alice e Teddy e a au pair deles, Petra.

Filha de uma pastora e tendo passado a vida inteira em uma cidade de interior, Jinx fica surpresa com tudo que encontra em NY. Além de ter que conviver com os novos familiares, ela também passa frequentar a Chapman, uma escola de elite que a prima mais velha, Tory, frequenta.

"Mas isto só serve para mostrar como minha sorte é um horror."
Jean sabe que seu azar não vai embora com tanta facilidade, mais fica aterrorizada quando Tory vem com uma conversa bem peculiar sobre ambas serem descendentes de uma bruxa e terem herdado o dom da antepassada. Claro que Jinx já ouviu aquela história antes, a avó costumava contar sempre que tinha oportunidade. Mas apesar de todo o azar, a garota fica amiga de Zack, o vizinho gato dos Gardiners que aparentemente tem uma queda pela au pair, o que enlouquece Tory que por sua vez é apaixonada pelo cara. Ai, essa má sorte que não para de perseguir a Jinx!



O livro é bem curtinho, e a leitura é bem fluida. No início fiquei um tanto apreensiva com a história da magia, queria ver como iria se desenrolar e apesar de ser uma parte fundamental da história, no final não soube dizer se tudo aquilo era real ou apenas grandes coincidências. Eu adorei o Zack. Eita menino prestativo! Hahaha’ além de ser o maior gato que você respeita. A Jean/Jinx não é lá a minha protagonista favorita, achei a teimosia dela de jogar toda a culpa no azar um tanto chata, além da super ingenuidade da garota. Dava vontade de grita “-Acorda Jean! É cilada!”. Uma personagem que eu gostei muito foi a au pair Petra. No começo achei que ela iria só empatar a vida da garota, mas bem no fim, ela se tornou uma ótima amiga. A Tory também foi bem construída, como uma total pirada. Hahaha. Apesar de toda a maluquice, ela é uma boa antagonista. Outra coisa que gostei é que nenhum personagem secundário ficou esquecido. A família de Jinx era sempre citada, os novos conhecidos da escola/amigos da Tory também sempre apareciam de alguma forma o que tornou a história mais completa na minha opinião.


Num total, não foi o melhor ou mais cativante livro da Meg Cabot que já li, mas como fã devo dizer que também não é decepcionante. Sorte ou Azar? É o livro perfeito para aquele dia de chuva, um dia preguiçoso, uma leitura rápida ou um pós-ressaca literária. Recomendo a todos os gostos e também a todas as idades. 

"E, tudo bem, sentia falta da Stacy e da minha família.
Mas de Hancock? Não sentia falta nenhuma."

Este livro faz parte do Desafio Literário I Dare You, mês de fevereiro, tema "Se passa em NY".

You Might Also Like

34 comentários

  1. Oi!
    Como você curte a Meg, acho que não tem como deixar de gostar do livro, apesar de não ser um dos seus favoritos. Tenho bastante vontade de lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem rápida Mih! Pra um dia preguiçoso de chuva então, perfeita! hehe

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, quem sabe um dia dou uma chance.
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo!
      Como Não???? Meg é diva, tem que ser lida.
      Amo muito a autora e adoro o fato de ela conseguir escrever de tudo desde infanto-juvenil até romances adultos <3

      Excluir
  3. Oi Nina.

    Eu ainda não li nada da autora e pela sua resenha eu fiquei com uma leve vontade de conhecer a escrita dela. Ainda mais porque eu gostei do enredo da história e por isso vou adicionar na minha lista. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kênia, eu a AMO a Meg!
      Autora internacional favorita ever! Foi com os livros dela que me tornei leitora, então sempre tem aquele espacinho especial no coração né! <3
      Leia mesmo, leia tudo, leia muito de Meg Cabot

      Excluir
  4. Olá! Adorei a capa do livro e suas fotos ficaram super criativas! Adoro leituras fluidas, principalmente (como a sua dica) para curar ressaca literária! Se tem magia, normalmente eu já torço o nariz, mas como tem uma amizade aí no meio e personagens bem construídos, tem grande chance de eu realizar a leitura. Valeu a dica!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla
      A magia neste caso ficou bem em segundo plano apesar de fazer parte efetiva da história, como eu coloquei, no final não dá para saber se é real ou apenas várias coincidências.

      Excluir
  5. Olá!
    Ainda não li essa obra, mas gosto muito da escrita da Meg.
    Espero conseguir ler em breve, porque nessa obra demonstra ser diferente do que ela escreve em outras obras que li.
    Adorei suas considerações!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Meg é uma das autoras mais ecléticas que eu conheço. A mulher consegue escrever sobre tudo! Recomendo este assim como A Mediadora e O Diário da Princesa. <3

      Excluir
  6. Pela capa eu não me arriscaria em realizar uma leitura, mas lendo a sua resenha eu até que fiquei curiosa com a história, acho que eu poderia ter um começo mais lento mesmo mas depois a trama poderia me conquistar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma trama bem gostosinha. Acho que fãs de romance no geral iriam gostar.

      Excluir
  7. Pelo que percebi do enredo, acho, só acho, pois não li, que o livro segue o estilo da Meg Cabot, aquele clima de filme sessão da tarde, bem juvenil.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada dessa autora. Mas gosto de livros curtinhos e leves, pra ler em um feriado ou fim de semana são ótimos.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      É bem este tipo de livro mesmo. Leve, livre e solto!

      Excluir
  9. Eu conheci a Meg com a série da Mediadora e simplesmente me apaixonei. Ainda não li esse livro dela, mas está na minha lista com certeza! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JULIANA!
      EU AMO A MEDIADORA! Minha série favorita ever! Acho que você irá gostar deste também!

      Excluir
  10. Oiii Niina, tudo bem?
    Esse realmente parece ser um livro bem engraçadinho de ler, principalmente pela capa, gostei da resenha e quem sabe um dia eu leia.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Morgs!
      Deixa ele descansando na listinha de leitura, hihi

      Excluir
  11. Eu já conhecia a autora mas nunca li nenhum livro dela. Parece ser uma leitura bem leve e ótima para essas ressacas literárias... Vou procurar aqui resenha dos outros livros dela para ver qual eu me arrisco na primeira leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é fã de romances, leia livros da Meg! Ela é ótimo. Minha autora favorita. Pensa em uma mulher que consegue escrever sobre TUDO! É a Diva Meg Cabot.

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Já faz tempo que quero ler este livro pelo simples fato de ser da Meg!
    Gostei de saber que é bom pra ler depois de uma ressaca!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada da autora e nem se quer conhecia essa obra. Para ser bem sincera, ela não me chamou atenção. Essa coisa de azar me pareceu bem chata.
    Mas como não jogo fora uma dica, vou procurar mais resenhas e ver se leio ou não. Valeu.

    ResponderExcluir
  14. Meg Cabot é diva, mas esse livro, de longe, foi um dos mais fraquinhos que já li.
    Realmente, a protagonista não me cativou tanto e apesar de ser até gostosinho de ler, isso se deve mais à escrita da meg, que é muito boa, do que à história e personagens.

    Gostei da resenha e concordo com ela também. haha

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  15. Olá Nina, tudo bem?
    Nossa que livro legal. E a Meg é uma autora maravilhosa.
    Não conhecia esse livro mas sua resenha me deixou curiosa. Amei a ideia da mágia e já estou ansiosa por essa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gosto de livros da autora, esse parece ser interessante.
    Gostei da sua resenha e das fotos que tirou.
    Vou anotar a indicação, bjooooo

    ResponderExcluir
  17. Não li nada da Cabot ainda, e nem conhecia este livro. Acho legal quando o autor usa bem os personagens secundários, sem deixa-los apenas como figurantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? De fato falam que esse não é um dos melhores livros da Meg. Ainda não tive coragem de ler, mas espero que um dia isso aconteça. Gostei bastante da resenha, até porque só tinha visto até hoje comentários negativos, e você tentou trazer o lado bom.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Niina, tudo bem? Adorei sua resenha. Eu acho a premissa desse livro super legal e me lembra um pouco o filme Sorte no Amor, que é uma comédia ótima! Eu nunca li nada da Meg e tenho muuita vontade de conhecer sua escrita, espero fazer isso em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu não conhecia o livro. A história me pareceu bem legal e fiquei intrigada pra saber se Jinx tinha magia ou se era só azar mesmo. A capa é simples, mas a cor é bem bonita.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada da autora, apesar de ter curiosidade. Social vai pra lista agora pq já está imensa!

    ResponderExcluir
  22. olá
    não conhecia nada da autora fiquei curiosa darei uma chance pra ela adorei a resenha parabens

    Bjsss

    ResponderExcluir
  23. Parece meio bobinho, mas fiquei curiosa com a história mesmo assim! rsrs

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!