harry potter

Eu li - Harry Potter e a Câmara Secreta

segunda-feira, março 06, 2017

Título: Harry Potter e a Câmara Secreta
Original: Harry Potter and The Chamber of Secrets
Autor: J. K. Rowling
Número de páginas: 252
Ano: 2000
Tradução: Lia Wyler
Editora: Rocco


Sinopse:
Em seu segundo ano na Escola de Magia de Hogwarts, Harry Potter começa a ser atormentado por vozes estranhas, que parecem sair de dentro da sua cabeça. Ele descobre ser ofidioglota, característica rara entre os bruxos, o que levanta suspeitas dele ter sido o responsável por abrir a Câmara Secreta, que guarda o terrível monstro Basilisco. Manipulada por Voldemort, Gina Weasley, irmã de Rony, é capturada e levada à Câmara - e somente Harry pode salvá-la. Até Hermione, amiga querida de Potter, é atacada pelo monstro e se transforma numa estátua. Só resta ao nosso herói tentar resolver o mistério por conta própria. O título chegou ao país em agosto de 2000. 

Após passar por vários testes perigosos (mortais, digam-se de passagem) Harry Potter e seus amigos conseguem livrar a pedra filosofal das mãos do terrível Voldemort (clique no título para conhecer o primeiro livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal).

Nas férias, antes de iniciar o seu segundo ano em Hogwarts, Harry recebe a visita inusitada de uma criatura mágica, um tanto estranha e atrapalhada. Essa visita pretende alertar Harry de que haverá perigo na escola naquele ano e, portanto, pede para que ele não vá para lá, sem nenhuma explicação concreta. Mas como Harry amou sua vida mágica, não consegue prometer tal coisa.

A sua vontade de voltar para Hogwarts é mais forte que tudo, e isso poderá dificultar um pouco as coisas. Ele ficará de castigo na casa dos tios, mas os irmãos Weasley conseguem ajuda-lo a fugir. Porém, não são as únicas barreiras que ele deverá enfrentar.

"Então o Dobby impediu a gente de pegar o trem e quebrou o seu braço. [...] Sabe de uma coisa, Harry? Se ele não parar de tentar salvar a sua vida vai acabar matando você".


Ao iniciar o ano letivo, coisas estranhas começam a acontecer, mensagens estranhas aparecem, vozes escondidas, criaturas gigantes e uma grande ameaça em Hogwarts prometem uma nova aventura a ser vivida.


Confesso que é muito difícil falar sobre um livro que amo de paixão e que bastante gente conhece, mas vamos lá...

Harry Potter e a Câmara Secreta, assim como os demais, retratam a incrível criatividade de Rowling em relacionar os fatos. Tudo se encaixa de uma forma que não tem como descrever, só sentir (rsrs).

Temos a primeira e adorada aparição do personagem Dobby, que dificulta a entrada de Harry no castelo Hogwarts de todo jeito, apenas na intenção de ajudá-lo. Dá uma raiva danada do elfo, quando ele faz o Harry até cair da vassoura em um jogo de Quadribol, mas quando descobrimos porque ele fez tais coisas, o achamos um amorzinho.

Há também um pouco de destaque para outros personagens, e a participação de um que não pode ser esquecido,  o professor Lockhart (kkkk se liga na referência da palavra esquecido). O cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas continua sendo amaldiçoado.



É nesse livro também que Harry descobre seu dom especial e teme estar ligado a Voldemort por tal motivo.

Hermione como sempre maravilhosa! Ao tentar descobrir se o herdeiro de Slytherin é Draco, recorre aos seus fieis companheiros, os livros, para preparar uma poção que pode trazer vários riscos caso feita de forma incorreta. Fora a descoberta da grande criatura que habita as profundezas do castelo... É ela quem descobre que tipo de animal é tão perigoso a ponto de petrificar os alunos.

E Rony. Não podemos esquecer do amigo mais querido do universo bruxo. Rony ajuda Harry a escapar de casa para poder ir a escola, tenta defender a amiga Hermione dos desacatos e preconceito de Draco, enfrenta um de seus maiores medos e sua varinha desastrosa acaba ajudando o trio. Altos risos com os comentários dele :)

E o diário tão misterioso... O que será que ele esconde?

"Você também vai descobrir que Hogwarts sempre ajudará aqueles que a ela recorrerem."

Recomendo imensamente a leitura da saga para quem não teve ainda a oportunidade. Indiferente da idade: ela é mágica!




You Might Also Like

35 comentários

  1. Oi, Ana!
    Sua resenha foi um tapa na minha cara. Como quem diz: "Vai logo ler Harry Potter, criatura! Tá esperando o quê??" kkkk
    Triste é a pessoa ter o box completo e não se mexer pra começar a leitura rsrs
    O problema é que estou muito carregada de coisas a fazer e tenho certeza que a hora que eu começar a saga, não vou conseguir parar! E se tiver que parar por motivos de força maior, vou deixar mais uma série inacabada... Aii minha nossa! Que difícil ser eu! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Hahaha
      Leia mesmooo! Mas leia com tempo, porque realmente não vai querer parar.
      É muito amorzinho *-*

      Excluir
  2. Oi Ana.

    Menina estou com muita vergonha agora. Eu ainda não li nenhum livro do Harry Potter e pior eu tenho os dois primeiros da série aqui em casa. Eu ganhei de sorteio e fiquei de comprar os outros e até agora nada. Não li e nem comprei. Eu gosto dos filmes e sua resenha deixou aquela sensação de começar a leitura pelo menos os dois que já tenho aqui em casa. Tenho que mudar isso, ainda mais depois de ler sua resenha sobre a Câmara Secreta.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênia.
      Hehe, imagina. Muita gente ainda não leu, assim como vários famosos que ainda não li. Posso dizer que comecei a ler estava na pré-adolescência então foi assim que comecei a gostar de ler. Mas acredito que não há limite de idade para ler ^_^
      Beijo

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?
    Menina, preciso arrumar tempo, faz mais de 4 anos que comprei os livros dessa edição e até agora nada de começar a leitura! :(
    Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo e você?
      Lê aí e conta pra nós o que achou!
      É maravilhoso *-*

      Excluir
  4. Oii Ana, tudo bem?
    Ai que nostalgia essa sua postagem menina, fazia tempo que não lia algo sobre HP, confesso pra ti que nunca li ele completo, a série toda, mas o primeiro li e amei, espero um dia comprar e viciar novamente!
    Abraços linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana! Tudo ótimo e você?
      E eu que estou relendo pela segunda vez? Hehe
      Nunca me canso dessa saga *-*
      Espero o mesmo!
      Abração!

      Excluir
  5. É um bom livro para o publico juvenil, novos leitores, talvez o leitor mais maduro (isso não está relacionado a idade) não se sinta tão empolgado em ler, mesmo assim, acho uma leitura válida empolgante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian!
      Já eu acredito que não há idade para gostar de ler HP (mas é minha opinião)., justamente por ser empolgante.

      Excluir
  6. Olá!
    Apesar de adorar os filmes do Harry Potter nunca li nenhum livro dessa saga.
    Sempre falo com amigos que vou ler e acabo deixando pra depois. Um dia vou encarar, acho a fantasia criada em torno do obra fantástica.
    Adorei suas considerações!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou! Espero que a leitura seja prazerosa!
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu amo o universo de HP mas ainda não li a série de livros, comecei a ler A Câmara Secreta e por já ter assistido aos filmes antes eu não consegui me interessar. Mas pretendo terminar, já passou algum tempo e dessa vez eu vou levar até o fim, sei que não vou me arrepender.

    ResponderExcluir
  8. bem,confesso não gostar da escrita da autora, nem dos personagens, enredo, nada hahaha
    por isso não sinto vontade de ler a série, mesmo tendo tentado um tempo atrás... não rolou comigo...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Que pena rsrs
      Mas gosto é gosto, né. HP é aqueles "ou ame ou deixe". Se não rolou com essa, espero que outras possam agradar.
      Beijos :*

      Excluir
  9. Olá, Ana!
    Sei que muita gente ama, mas não fui fisgada para o mundo de Hogwarts. Fiz a tentativa tanto com o livro quanto com o filme, embora o fato de n ser fã de fantasia agregue bastante.
    Entretanto vale a leitura para o propósito infanto-juvenil para despertar o leitor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica.
      De fato, HP "criou" muitos leitores, mas minha opinião de vida é que podemos gostar de qualquer estilo, independente da idade. O importante é ler e ser feliz :D
      Mas gosto é gosto, e se não faz seu estilo as vezes não vale a pena investir mesmo na leitura.

      Abração!

      Excluir
  10. Olá!
    Qualquer coisa que eu comentar aqui será comprometida pelo fato de eu ser uma potterhead e fã da J.K. Rowling. haha
    Essa mulher sabe contar uma história como ninguém.

    Gosto de "A câmara secreta", embora não seja o meu livro preferido da saga e concordo com cada palavra da sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É tão difícil falar algo diferente quando muita gente já leu/viu...
      Já eu não consegui decidir até hoje qual meu favorito ou qual gosto menos rsrs
      Beijos!

      Excluir
  11. Que nostalgia que essa resenha me traz, já li esse livro e acho a saga inteira maravilhosa. Todos os personagens te passam uma mensagem linda, principalmente o nosso trio. Espero que continue gostando do resto também <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Simplesmente amo essa saga. Foi com ela que comecei a gostar de ler.
      São personagens marcantes, especiais... É maravilhosa mesmo.

      Excluir
  12. Harry, Harry, Harry. O que dizer desse livro??
    A sensação nostálgica que tenho ao reler o livro ou ler resenhas é fantástico e com certeza é um livro que eu saio indicando a torta e a direita por aí. kkkkk
    Parabéns pela Resenha.

    Beijos da Nanáh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nanáh!
      Eu também hahaha o/
      Amo de paixão *-*
      Beijos!

      Excluir
  13. Realmente, é mágica! Só li o primeiro livro até hj, mas os filmes também são sensacionais. Sempre fico devendo a leitura de HP

    ResponderExcluir
  14. Oieee,

    até agora só li o primeiro, mas já estou ansiosa para ler este também e espero gostar tanto quanto quanto você!

    Bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Espero que aprecia o restante da saga!
      Beijos!
      Ótima leitura!

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Tem mais de 10 anos que sempre vejo pessoas empolgadas com HP e nunca senti vontade de ler, já até tentei ver o primeiro filme mas não gostei, mas acho bem legal ver essa paixão que vcs tem pelo livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica. Que pena.
      Realmente somos eufóricos hahaha
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi Ana,

    A Câmara Secreta é o meu segundo livro favorito da série, só perde pro Cálice de Fogo kkkk,foi uma releitura sua? Gosto muito das pitadas de mistério e humor da narrativa e de como ela é muito bem costurada, do começo ao fim,

    Atenciosamente,

    Tiago Valente
    http://avidalida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tiago!
      Sim, lendo pela segunda vez e estou no último livro, mas estou resenhando aos poucos hehe
      Eu não consegui decidir qual meu favorito ainda, porque são todos fantásticos.

      Excluir
  17. Olá!
    Eu quero muito ler os livros do Harry Potter. Estou montando um projeto de ler os livros com o meu filho assim eu leio e ainda ele conhece a história. Amei a sua resenha e vou adorar ler as dos outros livros.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. A Saga HP é a saga da minha vida, amo ela de paixão, amei a câmara mas meu xodô mesmo é Principe de Azkaban <3

    ResponderExcluir
  19. Você já tinha lido há muito tempo? Eu sou super fã como você. HP me colocou no mundo da literatura e me tornou leitora assídua e eu sou muuuuuuuuito grata por isso à brilhante Rowling. Eu sempre quis fazer um post especial para a saga, mas acho que acabaria falando demais kkkkk Eu tenho tanta saudade do clima dos lançamentos e estreias! O filme desse livro foi lançado quando eu tava lendo o quarto, eu acho. <3

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!