12 meses de poe

Eu li - Os Fatos do Caso do Senhor Valdemar (conto)

quarta-feira, março 01, 2017

Título: Os Fatos do Caso do Senhor Valdemar
Original: The Facts in the Case of M. Valdemar
Autor: Edgar Allan Poe
Ano: 1845

O sr. Ernest Valdemar é um conhecido compilador de uma biblioteca em Nova York, cuja saúde está debilitada. Seu amigo, o senhor P__ (e narrador da história), havia testado nele seus conhecimentos de mesmerismo (hipnotismo) para tentar ajudar na doença, mas sem sucesso.

Porém, ao saber pelos médicos que estar com tuberculose sem cura, Valdemar acredita que possui poucas horas de vida e convida o senhor P__ para experimentar novamente a técnica alguns instantes antes dele morrer.

O mesmerismo nunca havia sido feito em um indivíduo em um leito de morte e P_ fica em dúvida se dará certo, mas aceita a proposta. No fim das contas a  técnica acaba funcionando, e Valdemar passa a ficar num estado de transe mesmérico, conseguindo até conversar com o senhor P__:

“Senhor Valdemar”, eu disse, “está dormindo?”
“Sim, adormecido, agora. Não me acorde! Deixe-me morrer assim!”

O processo de transe dura por sete meses, a aparência de Valdemar foi definhando e se tornando cada vez mais cadavérica, e sem os sinais vitais aparentes. Entretanto, os médicos e o senhor P__ resolvem despertá-lo (ou tentar despertá-lo) por acreditar e perceber que ainda há algum tipo de vida nele.

O que acontece depois é o mais surpreendente resultado. O que será de Valdemar ao ser despertado? Ele conseguirá despertar? Fica aí o questionamento e o suspense para quem ficar curioso para ler...


É mais uma história envolvente, misteriosa e com uma atmosfera macabra de Poe que me deixou impressionada. O modo como são narrados o ambiente, os personagens e suas reações, me prenderam do início ao fim, me fazendo imaginar o que aconteceria a cada passo.

Esse conto, assim como todos os contos do autor que já li até agora, recomendo demais e garanto que não vão se arrepender na leitura, pois é de fato muito instigante. Esse conto em especial é um texto rápido e com a linguagem de fácil entendimento.

Gostei tanto do texto que acabei pesquisando mais sobre ele e encontrei essas animações no Youtube que ilustram bem sobre a história e até dão vontade de rir em algumas partes:




O conto foi disponibilizado pelo desafio literário #12mesesdepoe e criado pelo blog Anna Costa. Espero que tenham gostado...

Não deixem de comentar a opinião de vocês.
Grande abraço!



You Might Also Like

15 comentários

  1. Olá tudo bem ?
    Infelismente ainda não li nada do Poe pois eu não curto terror tenho medo rsrs .
    Mais acho que para quem gosta deve ser um prato cheio .
    Beijos e abraços
    @balaodaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo ótimo :)
      Confesso que tem terror e dá medinho mesmo rsrs
      Mas se um dia dar uma chance acredito que não vai se arrepender ;) beijo!

      Excluir
  2. Nossa esse autor é tão bem falado, e eu estou super ouvindo falar dele esses meses! E esse conto parece ser muito interessante e você gostou tanto que me empolgou, estou muito afim de ler agora!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzane, ele é excelente*-* Lê e conta pra nós o que achou ;*

      Excluir
  3. Olá, apesar de famoso ouvi pouco sobre o autora, não é o tipo de leitura que gostaria de fazer apesar da sua bela resenha. Mas tenho certeza que para os grandes admiradores das obras dele é uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Na minha opinião é um autor da qual ou gosta muito ou não gosta nem um pouco. Se um dia der uma chance acredito que não vai se arrepender ;)

      Excluir
  4. Ótima dica e anotarei pra ler logo. Pela imagem lembrei de quando li Dom Quixote de la Mancha. Não li nada do Poe ainda e ja sei por onde começo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Fico feliz que tenha gostado!
      Espero que aprecie a leitura!
      Abraço!

      Excluir
  5. Poe é sempre uma boa pedida. Confesso que sou meio medrosa então não encaro todas as obras dele, mas esse conto me deixou bem curiosa hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Haha eu também sou medrosa, mas nos livros terror e mistério são meus gêneros favoritos...

      Excluir
  6. Putz, eu tenho que ler esse cara! To super curiosa sobre o final! Dá um spoilerzinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, não posso contar. É a melhor parte. É um sustinho que dá na gente :D

      Excluir
  7. Olá Ana!
    Que história intrigante. Como uma pessoa fica hipnotizada por 7 meses? Fiquei curiosa para saber o que acontece quando ele desperta. Não é um livro que me chamaria atenção logo de cara, mas pela sua resenha eu daria uma chance.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! É um conto de leitura rápida e prática, espero que goste :*

      Excluir
  8. Me fala o pior da história, e o melhor na sua opinião pfv

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!