a 5 onda

Eu li - A 5ª Onda

quinta-feira, abril 13, 2017

Título: A 5ª Onda
Original: The 5th Wave
Autor: Rick Yancey
Número de páginas: 368
Ano: 2013
Tradutor: Edite Siegert Sciulli
Editora: Fundamento

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

Cassie Sullivan é uma garota forte. Ela está enfrentando o terror em um mundo pós-invasão alienígena. Sozinha. O que a mantém seguindo em frente é uma promessa. Até porquê, se as promessas não forem importantes neste mundo, o que mais pode ser?
Não Cassie de Cassandra, ou Cassie de Cassidy. Cassie de Cassiopeia, a constelação, a rainha presa à sua cadeira no céu do norte, bela, mas fútil, colocada nos céus por Poseidon, deus dos mares, como punição por sua arrogância. Em grego, meu nome significa “aquela cujas palavras se destacam”.
Os meus pais não sabiam absolutamente nada sobre mitologia. Eles apenas acharam que era um nome bonito.

Não quero soltar spoilers sobre o livro, então fiz uma introdução bem básica. Acho que é legal ir descobrindo pouco a pouco o que aconteceu com a família e amigos da protagonista. Cassie é uma garota normal, apaixonada por Ben Parrish (um garoto que nem sabe que ela existe) e com uma melhor amiga, um irmão, um pai e uma mãe. Comum. Mas tudo muda com a invasão. A primeira onda os atinge e apaga as luzes. Carros não funcionam, a luz não acende, celulares apagam. É assim que eles percebem que algo muito errado está acontecendo. Mas isto não é nada. A segunda, terceira e quarta onda são piores. Cassie acaba tendo que crescer prematuramente, envolta em um mundo de desconfianças, mas ela é forte, o que me deixou bem animada.

Apesar de a história ser voltada em Cassie e a promessa feita a seu irmãozinho, o livro partilha de vários narradores. Não vou dar os nomes para não estragar também, é divertido ter que descobrir quem está narrando. Mas posso dizer que gostei igualmente dos outros personagens. Os secundários também fizeram bem seu papel e creio que alguns vão ser mais importantes no segundo livro.

Alguém nos fundos da sala emitiu um grito agudo. Clássico. Não importa a hora do dia em que acontece, a energia falta, e alguém grita, como se todo o edifício estivesse desabando.  

Tendo que lutar para permanecer viva e longe dos teleguiados que matam a todos os humanos que encontram, Cassie acaba por receber ajuda de uma pessoa em sua missão. Só não dava para imaginar que loucura tudo isto se tornaria.

Eu já havia visto o filme antes de ler ao livro, até por isso que me interessei na história, todos diziam que o livro era bem diferente e muito melhor, obviamente, também achei isto. E por já ter visto o filme muitas coisas já não me eram mais mistério, o que fez perder um pouco da graça, mas a história tem muita qualidade... menos por um ou dois pontos que me incomodaram muito e espero que tenham boas explicações para eles no segundo e terceiro livros (siiiiim! Pretendo ler a trilogia, gostei de verdade da trama).

Vou escrever aqui em baixo em amarelo sobre um grande spoiler, então fique a vontade para ler ou não. É sobre toda a situação que me deixou incomodada. Se alguém já leu e puder me explicar, agradeço. Se a explicação está nos outros livros, só responda “Quando você ler o livro dois/três você vai entender”. Podemos continuar? Hahaha


O que eu achei muito estranho foi: se os alienígenas tem tanto poder, porque treinar humanos para se exterminarem? Porque eles mesmos não fizeram o ‘resto’ da limpeza? E, eles já sabiam que a energia deles não iria durar tanto, porque gastá-las com tantos humanos? E por último, porque diabos Ben Parrish beijou a Cassie no final? Ele não a conhecia! Ele não ligava para ela! Ele tava interessado na Esp. Por favor, não me digam que vai ter triangulo amoroso! Hahah

Mais alguém já leu o livro? O que acharam? Ou você ainda não leu mais tem interesse na leitura? Conte para nós! Adoramos saber sua opinião sobre tudo o que postamos aqui. =)

Este livro faz parte do desafio Literário I Dare You. Mês de março, tema Ficção Cientifica.

You Might Also Like

17 comentários

  1. Tentei assistir o filme QUATRO vezes e achei chato demais. Nãos ei se encararia o livor não. Adorei a estratégia de mudar a cor da fonte para sinalizar o spoiler... só lerá quem quiser mesmo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh
      Não quero correr o risco de deixar as pessoas bravas por lerem o spoiler. =)
      Nossa, sério? Eu achei o filme fraco, mas não tão ruim a ponto de não conseguir terminar. O livro com certeza é bem mais interessante, mas ai vai do seu gosto literário também.

      Excluir
  2. Olá,

    Eu tenho muito interesse em fazer a leitura dessa obra, mas me falta tempo e oportunidade. A sua resenha me animou bastante, mesmo a leitura não tendo te surpreendido tanto. Eu acho muito interessante a aventura distópica que o livro pode nos proporcionar! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Acabei encaixando o livro nas minhas leituras graças ao desafio literário I Dare You, senão também não faço ideia de quando o leria. Fico feliz que gostou da resenha. =)

      Excluir
  3. Olá, eu anda não li "A quinta onda", mas tenho vontade de ler e de ver o filme, ainda que eu não seja muito fã de histórias do gênero. Pela sua resenha, senti certa simpatia com a protagonista e a situação pela qual passa, por isso fiquei mais animada para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de distopias, então sou bem suspeita a falar. Achei a protagonista bem forte, apesar de um tanto indecisa. Mas acho que eu também não conseguiria tomar decisões sábias na situação dela.

      Excluir
  4. Olá Niina,
    Ainda não li esse livro e, logo que foi lançado, tive certo preconceito com relação a essa obra e desejei não ler de modo algum. Depois, fui mudando de opinião.
    Gostei de conhecer suas impressões e fico contente que você tenha achado o livro melhor que o filme, afinal, é sempre assim, não é?
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim <3 muito melhor.
      Para ser sincera eu também não sou a maior fã de literatura (ou qualquer outra coisa) que envolva extraterrestres, mas acabei me surpreendendo com esta obra.

      Excluir
  5. Olá!! :)

    Eu tenho esse livro na minha estante e estava prestes a ler... Contudo, descobri que vao ser publicados mais três livros depois de A Ultima Estrla. Acho que vou esperar...

    QUe bom que tem varias narrações, gosto quando isso acontece, mesmo que centrado na Cassie e no irmão! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUÊ? Como assim mais três?
      hahaha eu não estava sabendo desta informação (obrigada).
      Vou ver, se eu gostar até o terceiro eu continuo, senão abandono de vez. =)

      Excluir
  6. Olá!
    Este livro está no meu kindle para leitura a muito tempo, vi o filme e acabei me desinteressando pela história. Depois da sua resenha com um bom feedback, uma faísca de interesse me surgiu. Não sabia que era uma trilogia e gostei de você se interessar ao ponto de continuar sabendo mais sobre a história!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, também não tinha muito interesse na obra, mas o filme acabou despertando a vontade de saber mais sobre aquele mundo, ao contrário do que aconteceu com você, rs.
      Achei uma leitura bem fluida e bacana. =)

      Excluir
  7. Oi Niina!!!
    Então, estou muito interessada na leitura. Assisti ao filme primeiro para ver se eu iria me identificar com o enredo. Gostei pacas e se o livro é melhor então sei que vou gostar mesmo sem nem ter lido. Porém, eu sou meio neurótica com trilogias, séries e afins, então provavelmente vou ler só quando estiver finalizada e aí posso ler sem interrupções. Bom que gostou e eu adoro o gênero, principalmente com alienígenas lindos hahahahaha
    Adorei a resenha.
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Então, já assisti ao filme e gostei um pouco, mas ouvi dizer que o livro é bem diferente. Não achei tão interessante assim, é bem parado. Não sabia que era uma trilogia, acho que não lerei. Acredito que o autor não soube explorar o assunto, pelo mesmo motivo do spoiler que você deu.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Eu tenho curiosidade em ler os livros, sabia que era mais que um só não tinha a certeza da quantidade! Lerei e tirarei minhas próprias conclusões, só sei que o filme eu gostei!

    BJss

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu ainda não conhecia o livro ou o filme, nas gostei bastante do enredo que você apresentou. Só não entendi isso de ler o quinto livro antes de ler os anteriores.
    É um tema que me interessa bastante e acrescentei à lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei a sua resenha! Assisti apenas ao filme e achei um pouco fraco, fora que vários coisas me incomodaram na adaptação, mas sou bem curiosa para realizar a leitura também, que pela sua resenha posso perceber ser bem melhor. Espero que suas dúvidas sejam sanadas nos próximos volumes!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!