antimanual

Eu li - Mãe sem Manual

terça-feira, maio 02, 2017

Título: Mãe sem Manual
Autora: Rita Lisauskas
Número de páginas: 112
Ano: 2017
Editora: Belas Letras

Livro cedido pela editora parceira Belas Letras.
A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada. Você vai reluzir, cintilar, sentir-se plena e absoluta desde o momento em que descobriu que vai colocar uma criança nesse mundo. Mas pode não ser bem assim. Como estamos entre amigas, vamos falar a verdade aqui. Este é um antimanual: foi criado para mostrar que nem sempre há certo ou errado quando o assunto é maternidade. Para desconstruir (e rir) dos mitos que às vezes nos fazem sentir inseguras, culpadas ou nos fazem perder muitas noites de sono à toa. Este livro é um abraço apertado em cada mãe que às vezes erra, sempre querendo acertar, e às vezes acerta, tendo certeza de que, no fundo, está errando

O livro Mãe sem manual é um tipo de antimanual e desconstrói e responde a várias perguntas que as mães muitas vezes têm medo de fazer por se sentirem "menos mãe” ou talvez “uma mãe ruim” ao se quer pensar em certas situações, ou cogitarem tais coisas.

Dividido em vários capítulos que vão da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê, a autora Rita Lisauskas conta vários causos de vida, tanto dela quanto de conhecidas, para ilustrar todas as situações vividas diariamente pelas mães de primeira viagem, assim como as que já são ‘experientes’ no assunto. Mas como insiste em dizer, cada criança é diferente, se desenvolve de forma diferente e assim, nem a mãe mais experiente pode estar preparada para certas situações.


Eu, como não sou mãe e nem ao menos planejo isso para um futuro próximo, achei hilária todas as informações. Aprendi várias coisas que eu não fazia ideia e tenho certeza que num futuro, quando a tal da gravidez me atingir, irei recorrer aos sábios conselhos de Rita Lisauskas e seu (des)manual.

Não posso deixar de comentar também a linguagem sua fácil e despojada que a jornalista usou para escrever. É exatamente o que falta muitas vezes em livros de auto-ajuda (não sei se dá para considerar este como sendo do gênero). Quanto mais eu lia, mais vontade eu tinha de continuar lendo e sabendo sobre todos os causos que a autora contaria.

"Se contar a galera da família e da firma que seu bebê vai nascer 'no dia 26 de novembro' ninguém do seu círculo mais próximo vai dormir desde o dia 20, seu Whatsapp e facebook vão ferver de mensagens do tipo 'E esse bebê, ainda não nasceu?'"

A edição da Belas Letras está lindíssima! Toda trabalhada em tons de roxo e laranja, o livro conta com várias ilustrações super fofas que abrem os capítulos e está um charme. Ah! A edição é capa dura!
Por fim, recomendo este livro para grávidas, mães experientes, mulheres que estão pensando em ter o primeiro, ou mais um filho, e, obviamente, a futuros papais e a homens que estejam interessados em saber como esta vida funciona.
Ressaltando que, é um ótimo presente de Dias das Mães, data que está se aproximando!

O livro pode ser adquirido no site da Editora Belas Letras ou nas lojas Saraiva.



You Might Also Like

46 comentários

  1. Adorei sua resenha.
    Recebi em parceria com a editora e ainda não li, mas fico feliz em saber que até quem não é mãe e não pretendo ser tão cedo rs é um livro capaz de agradar a todos.


    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim
      É um livro bem gostosinho de ler e super rápido, além de muito informativo. Eu como uma boa curiosa, adoro sempre saber mais sobres todos os assuntos que me rodeiam. =)

      Excluir
  2. Olá! Adorei a sua resenha! Tenho uma querida que fala que "ser mãe é pular em uma piscina escura" e "ser mãe é cuspir pra cima e esperar cair na cara". Ainda não sou mãe, mas adorei saber dessa obra da Editora Belas Letras! Existem manuais demais a respeito da maternidade e um "desmanual" cai como uma luva nessa sociedade que tenta, a todo custo, estabelecer padrões que todas as pessoas devem seguir para absolutamente TUDO na vida!
    Adorei!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Karla, o livro chega a té a ser emocionante. Pensar que algumas pessoas são extremamente grosas com grávidas, ou que quando uma mulher engravida fica com dezenas de dúvidas que parece que nunca serão respondidas... Dá uma aflição, mas da uma sensação boa de saber que, a maioria, descobre como desempenhar bem o papel.

      Excluir
  3. Oi Niina
    Eu também li e adorei este livro
    Gostei muito do seu post, ficou bem bacana. A foto com o ursinho ficou show!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Eu li esse livro recentemente e amei acompanhar as experiências. Me identifiquei ainda mais por estar gravida, então achei uma leitura maravilhosa e com ótimas recomendações por sinal. Que bom que você curtiu a leitura também, por mais que ainda não seja mãe e nem pretenda por agora.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!
      O livro deve ter sido de uma leitura bem legal para você mesmo! Fico feliz.

      Excluir
  5. Oi, Niina!
    Esse livro é uma ótima pedida para as mamães e as futuras também.
    Vou guardar essa dica para depois. ^^
    Adorei a imagem! O livro é bem interativos pelo que vejo. rsrs...
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, geralmente gosto de livros escritos por jornalistas. Acho que eles conseguem se comunicar bem com nós leitores. Apesar de não pensar em ser mamãe tão cedo, adorei a premissa e tenho algumas amigas que iriam adorar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que é um ótimo presente!
      A autora realmente soube se expressar e atingir o leitor.

      Excluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Eu amei a edição desse livro, principalmente a capa dura! MAS acredito que não sera uma leitura para mim por agora, mas não nego que fiquei curiosa com as informações contidas no livro, e fico feliz que tenha gostado da leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo para todas as pessoas pelo simples fato de ser um livro bem curioso mesmo. E, sim, a edição está maravilhosa!

      Excluir
  8. O livro realmente parece ser uma boa pedida para as mães ou para as mulheres que desejam ser mães. Acredito que uma amiga minha faria bom uso dele, acho que irei presenteá-la, sei que ele vai ser a cara dela. Sua resenha ficou ótima! Beijão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Sua amiga vai adorar, pode confiar!

      Excluir
  9. Oi!
    Adoro esses livrinhos relacionados a mamães que a editora publica.
    Minha irmã está gravida de primeira viagem e tenho certeza que ela vai adorar esse livro, afinal é sempre bom pegar várias dicas com mamães por fora né, ainda mais sendo elas tão dinâmicas quanto deu pra perceber na resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado como sempre tem uma grávida por perto, não é?
      hihi
      Acho que a sua irmã iria apreciar muito a leitura.

      Excluir
  10. Olá!
    Li algumas resenhas deste livro e achei bem interessante o fato de ser dedicado para as mães.
    Mesmo sendo mãe, não foi um livro pelo qual me interessei ao ponto de querer fazer a leitura.
    Seria um ótimo presente nesse dia das mães. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro super fofo com vários fatos e curiosidades. Achei a leitura bem legal. Com certeza é um ótimo presente para qualquer ocasião.

      Excluir
  11. Olá,
    essa já é a segunda resenha que leio sobre esse livro, o que significa que ele é realmente muito bom. Tenho uma filha já adolescente e não penso ter mais filhos, mas, caso viesse a ter, com certeza o livro me ajudaria e muito. Lembrando que não precisa estar grávida para ler... rs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem legal Kaline. Se tiver a chance o leia!

      Excluir
  12. Oii, tudo bem?
    Esse livro parece ser muito fofo, porém, confesso que a temática não me chamou a atenção. Como algumas mamães e certamente vou indicar esse livro, que parece ser maravilhoso, além de nos fazer dar várias risadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é mais voltado as futuras mamães ou mães de primeira viagem com bebês pequenos, mas é uma leitura bem leve para todas as pessoas.

      Excluir
  13. Oi, tudo bom?
    Esse livro parece ser bem interessante, apesar de achar que é mais direcionado para as mães e quem pretende ser mãe. Adorei a edição dele, a Belas Letras tem uns livros bem bonitos.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição está maravilhosa mesmo!
      Anota na lista para presentear futuras mamães.

      Excluir
  14. Oie amore,
    Esse livro veio bem a calhar pro dia das mães que já vem ai!
    E sua resenha me deixou bem curiosa... parabéns pela foto está um amor!
    Parece se tratar de um livro bem interessante para as mamães!
    Beijoka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      É um ótimo presente mesmo. hihi

      Excluir
  15. Olá, tudo bom?
    Achei super interessante a proposta desse livro, que acaba com alguns tabus e tira várias dúvidas de mães de primeira viagem, futuras mamães e futuras grávidas rs Fora que essa edição está super linda né? Suas fotos só ressaltaram essa beleza toda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bem? Adorei a resenha! Esse parece ser um livro super divertido! Eu também não sou mãe, nem pretendo, pelo menos no futuro próximo, mas ainda assim fiquei curiosa para conferir esse (des)manual. E já sei o que dar de presente para as mamães de primeira viagem da família e círculos de amigos :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia a obra, mas ela é bem interessante. Aliás, em vésperas do dia das mães não tem presente melhor, certo? Existem tantos tipos de mães que um livro apenas não seria suficiente pra descreve-las e orientá-las.
    Gostei da proposta, valeu a dica.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Fiquei encantada com esse livro, desde a proposta que é incrível até a parte gráfica que é linda.
    Com certeza é um excelente presente não só para as futuras mamães como para as veteranas, por conta de toda informação útil e também divertida.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Esse livro é maravilhoso, como eu amei a capa e as ilustações! Também não planejo uma gravidez tão cedo, mas esse manual é tão lindo que vai ficar guardadinho pra sempre, com muito carinho.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Acredito que, para quem não é mãe e não tem a maternidade nos planos, as situações do livro devem ser realmente hilárias. Eu como ainda não tenho filhos e nem planejo em um futuro próximo, não pretendo ler este livro por agora. Mas, quem sabe quando for mãe, né?
    De qualquer forma, adorei sua resenha e acho que é uma ótima dica para as novas ou futuras mamães. E, como você bem lembrou, para os pais também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. A edição parece que está bem legal mesmo. Eu não sou mãe, mas não leria porque tenho treinamento prático: praticamente criei três sobrinhos! Já aprendi tudo que tinha para aprender. Hahahhhhahah
    Mas com certeza muitas pessoas se beneficiarão do que o livro tem a oferecer!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Niina,
    Estou bem curiosa com a leitura dessa livro, são tantas opiniões positivas sobre leve que considero um desperdício não fazer essa leitura, e como você ressaltou, as experiências são válidas para usar no futuro. Adorei que ele tem ilustrações, chamou ainda mais a minha atenção.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  23. Oiii!!!
    Concordo que esse livro seria perfeito para dar de presente de dia das mães. Eu não leria esse livro no momento, por não estar muito interessada em como ser mãe entre outras coisas, mas tenho amigas que ficaram grávidas recentemente e que adorariam receber esse mimo. Achei a capa fofa e ao saber que o livro é de capa dura, minha certeza de que é um bom presente foi confirmada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Niina, como está?
    Li outra resenha desse livro e ela foi tão positiva quanto a tua agora. Achei a premissa do livro bem interessante, ainda mais quando a sociedade insiste em glamorizar a maternidade quando a maioria de nós sabe que botar criança no mundo não é tarefa simples ou fácil.
    Ainda bem que a linguagem simples e despojada da autora é um atrativo em relação ao livro, XD.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia essa obra, pois são poucos os livros da Belas Letras que me agradam, porém eu achei interessante a temática principalmente para quem está passando por um momento assim....Espero que seja de grande ajuda para mamaes de primeira viagem, principalmente porque um bom livro assim é o que estimula ainda mais né? Achei as imagens lindas. Parabens, está tudo lindo mesmo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-resgate-de-althea-2.html

    ResponderExcluir
  26. Eu comprei este livro é fiquei encantada com ele.nao me desepcionou em nada.cads segundo de leitura valeu a pena .
    Espero ficar grávida em breve e ele retiro faltas dúvidas que eu tinha.a meu ver todas as mulheres deveriam ler
    Principalmente as que esperam do ar grávidas rs

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Esse livro deve ser de ótima ajuda para as mamães de primeira viagem, pois sempre vejo situações onde as pessoas ao redor da mãe tentam palpitar, ao invés de ajudar, isso só atrapalha. Enfim, é uma ótima dica de livro para quem teve filhos recentemente.

    ResponderExcluir
  28. Olá Niina,
    Estou na mesma vibe que você: não sou mãe nem pretendo ser tão cedo, então, tenho receio de ler esse livro, confesso. Achei sua resenha muito bem construída e achei bacana a edição, pelo menos, nessa foto está fantástico. Acho que vou arriscar e comprar para a mamãe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oiee Nina ^^
    Eu também não pretendo ter filhos tão cedo, mas esse livro parece ser tão bem escrito e bem humorado que fiquei curiosa para ler só por ler agora...haha' Deve ser uma obra muito bem feita e de grande ajuda, principalmente para as mamães de primeira viagem, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  30. oie, já vi esse livro por aí e achei bem interessante. Também não sou mãe, mas fiquei super interessada em aprender e me divertir um pouco com essa leitura, pois a autora parece ser daquela que tira todos os nossos futuros temores que podem aparecer.

    ResponderExcluir
  31. Achei legal demais esse livro, sonho muito em ser mãe (não por agora kk) e acho tão chato esses manuais de maternidade, mas esse me chamou atenção, parece ser tão divertido e nada cansativo de se ler, a edição parece belissima, todas as mamães ou futuras deviam ter ele.

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Confesso que não tenho o intuito de ser mãe um dia, mas achei a premissa do livro bem interessante até porque traz várias dicas e mostra que nem sempre as mamães existe essa história do que é certo ou errado quando se fala em maternidade.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!