book

Eu li - Quando Saturno Voltar

segunda-feira, abril 03, 2017

Título: Quando Saturno Voltar
Autor: Laura Conrado
Número de páginas: 248
Ano: 2015
Editora: Globo Livros

Sinopse: Déborah Zolini tem uma vida estável: namora Sérgio há quatro anos e já sonha com o casamento, enquanto trabalha desde a formatura como assessora de imprensa de um time de futebol da segunda divisão. Em uma viagem a trabalho para o Chile, o caminho de Déborah cruza com o da cigana Saphira, que anuncia: "As estrelas gostam de você, mas Saturno não está de brincadeira. E ele se aproxima...". Saphira se refere ao Retorno de Saturno, um fenômeno astrológico que acontece ás vésperas do aniversário de trinta anos. O Retorno de Saturno costuma vir acompanhado de grandes transformações. Obra do destino ou mero acaso, o fato é que Déborah começa a perceber os sinais assim que regressa ao Brasil. Ainda no avião, ela conhece Henrique, um homem fascinante que a fará repensar a estabilidade de sua rotina e confrontar todos os medos dos quais sempre fugiu.

Segundo a teoria do Retorno de Saturno, quando nascemos, o planeta Saturno está em uma determinada posição, e aproximadamente vinte oito ou vinte nove anos depois ele volta para o mesmo jeito que estava no momento em que tínhamos nascido. Porém, antes de chegar a essa posição, nossa vida pode enfrentar algumas mudanças e transformações até tudo se estabilizar novamente.

Déborah está longe de reclamar da sua vida. Apesar de ter que resolver grandes pepinos para o time de futebol da segunda divisão para qual trabalha, o TAES, pode se considerar com uma vida confortável e com um salário razoável. E com o namoro também parece ir tudo muito bem. Ela acredita que depois de vários anos namorando com Sérgio já estão quase a ponto de dar um passo a mais no relacionamento.

Em uma viagem a trabalho no Chile, Dedé conhece uma cigana chamada Saphira, que lhe alerta sobre as mudanças que irão acontecer em sua vida. A cigana fala que vai ter "riso e choro" e que Déborah irá fazer uma viagem para viver um grande amor. Mas ela não acha que algo poderá acontecer de diferente e que tudo já está bem decidido, sem riscos de algo dar errado.

O que ela não esperava era conhecer um belo empresário chamado Henrique, que irá mexer com toda sua rotina, a qual já estava tão acostumada e confortável.

O acaso acaba aproximando os dois cada vez mais, fazendo Déborah sentir dúvidas não só sobre seu namoro, mas também a respeito de sua vida profissional. Ela irá compreender que sempre estivera na zona de conforto e com medo de arriscar e ser feliz de verdade. Aí então verá que seu futuro irá depender de suas atitudes e de muita coragem.

Recebi esse kit mega lindo em uma cortesia da fanpage do Skoob em 2015, mas só agora pude realizar a leitura e ficar encantada *-*

Todos os capítulos tem uma citação do poeta Pablo Neruda e seu livro Ode a Uma Estrela.

O livro é narrado pela personagem Déborah, e as suas descrições são hilárias. A cada página estava eu rindo dos dramas vividos por ela.

"Não me conformo com o fato de a família de Sérgio ser normal. Como assim nenhuma gritaria, nenhuma jarra espatifada na parede, nenhuma perseguição alucinada num carro em alta velocidade?"
As referências muito engraçadas (rsrs):

"Não sou bruxa, mas devo ser como o Harry Potter para falar a língua das cobras."

Há certos momentos em que acabei ficando com pena da Dedé, pois assim como ela às vezes paro para refletir sobre o que estou fazendo da minha vida, se estou fazendo o certo, se meu coração está feliz. E como toda mulher, muitas vezes já vem carregada com aquela pressão de ter que seguir um padrão dito pela sociedade.

"Tá, estou com medo de sair dos vinte. É como se os trinta me obrigassem a dar resultados na vida. Casou? Já tem filhos? Quantos países conhece? Mora sozinha? Quanto conseguiu poupar? Eu não tenho respostas, dados nem estatísticas para responder nenhuma dessas perguntas! [...]"

Dizem que todo mundo chega na crise dos trinta, e ao que tudo indica as coisas precisam dar tudo errado para dar certo mais tarde. É essa a ideia que Quando Saturno Voltar traz para nós leitores, que não há como fugir de certas coisas que acontecem na nossa vida, mas que se tivermos calma e otimismo vai tudo se ajeitar.  São dramas vividos por qualquer pessoa e espero que a minha crise dos trinta pegue um pouco leve comigo (rsrs).

Indico a leitura para todos que gostam de um romance bem humorado com uma pequena menção à astrologia. Por se tratar de uma leitura bem leve e fluída recomendo imensamente.

"Dizem que quando não aprendemos o que é devido com a situação, a vivemos outras vezes até que a lição seja entendida. E eu não tenho mais dúvidas de que Saturno está me fritando. Talvez seja melhor me abrir ao que o universo tem para me ensinar." 


You Might Also Like

26 comentários

  1. Olá Ana, tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro e sou louca para realizar a leitura.
    A premissa é bem interessante e pela sua resenha deu para ver que é uma história linda, fluida e divertida.
    Dica anotada. Amei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo ótimo e você?
      Fico muito feliz que tenha gostado *-*
      Espero que aprecie a leitura!
      Beijo :*

      Excluir
  2. Já ouvi falar desse livro, mas infelizmente ele não me chamou atenção.
    Muito obrigado pela dica! Anotei aqui para quem sabe um dia desfrutar dela.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Olha, acho que esse seria um livro que eu leria kk! Achei bem interessante esse negocio de saturno e tal! Ótima resenha viu! Bem explica de curta!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já li várias coisas maravilhosas sobre esse livro, mas nunca tive a chance de lê-lo. Está na minha lista de leitura há bastante tempo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Li esse livro no ano passado e adorei a história, embora o final tenha me decepcionado um pouco, por não ter tantas emoções quanto imaginei.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivianne!
      Também achei o final um pouco atropeladinho, mas ele me deixou bem curiosa para revelar com que a Dedé ia ficar rsrs
      Abraço!

      Excluir
  6. Oi Ana,
    achei bem interessante esta teoria, eu sofri muuuuuito a crise dos 30, então realmente fez total sentido para mim.
    Eu ainda não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante, acho que vou querer saber mais sobre a Dedé.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Confesso que tenho um pouco de medo dessa crise rsrs
      Espero que goste da leitura! Recomendo muito!Beijos!

      Excluir
  7. Bah, achei bem legal a proposta do livro! Gosto de astrologia, então já me chamou atenção essa coisa do temido retorno de Saturno. E que kit lindo, hein?! Às vezes é assim: a gente demora pra ler um livro e, quando lê, a coisa rola muito bem.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mia!
      Fico imensamente contente que tenha gostado *-*
      O kit é muito fofo mesmo... Uso direto a sacolinha e a máscara hehe
      Beijo!

      Excluir
  8. Oie tudo bem? Eu adorei a proposta do livro, parece bem criativa e diferente do que eu tenho lido ultimamente. E eu adoro astrologia, dica mais que anotada!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana, esse parece ser o tipo de leitura leve e divertida para colocar entre outras densas *-* Só por ter um pouquinho de Astrologia já coloquei ele na minha listinha de desejados *-* Adorei a resenha.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Obrigada!
      Fico imensamente feliz que tenha gostado!
      :)

      Excluir
  10. Sim, concordo com você, toda mulher já vem com o rótulo de ter que seguir um padrão social e pesar sobre isso com maturidade é que faz com que quebremos esses padrões diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lilian. Parece que já nascemos com esse rótulo e obrigações de seguir um padrão :(

      Excluir
  11. Oie
    eu li o livro faz um bom tempo, li em um dia e achei uma leitura bem rápida e tranquila mas esperava um pouco mais da autora

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina!
      Só no final achei que as coisas aconteceram muito rapidamente, mas no resto foi bem agradável :)

      Excluir
  12. Oi.

    Acho que já tinha visto esse livro na Amazon, mas nunca parei para saber muito sobre ele.É a primeira resenha que leio dele e fiquei bem interessada no livro. Gostei da premissa e já vou adicionar à estante do Skoob.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a teoria do Retorno de Saturno até ler esse livro, mas amei conhecer e adorei a forma como foi utilizada na história. Amei a protagonista e curti demais a leitura, refleti e me diverti na medida certa. :) Muito bom mesmo esse livro, também recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, né Ju?
      Também fui conhecer com esse livro, e espero que quando o meu chegar não seja tão pavoroso rsrs

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!